A Yamaha Ténéré 700 World Rally 2023 surgiu esta semana como a mais avançada ADV atual da marca dos diapasões. Fortemente inspirada nas competições, em especial o Rally Dakar, o modelo tem uma solução bem especial para seu compartimento de combustível: são dois tanques, somando o total de 23 litros de capacidade.
Essa não é primeira vez que vemos uma Ténéré com esta solução. Em 2022, a World Raid também chegou com os chamativos dois compartimentos. Mas, afinal, para que serve isso e como funciona?
VEJA TAMBÉM:
Por que a Ténéré 700 World Rally tem dois tanques?
Já falamos sobre este tema no passado, mas vamos revisitá-lo aqui. Em comparação com a Ténéré 700 standard a capacidade do tanque do combustível passou de 16 litros para 23 litros. Uma BMW F 850 GS Adventure, por exemplo, também alcança os 23 litros com apenas um tanque de combustível. No caso da Yamaha, dividir o tanque em dois foi a resposta da fabricante para deixar a moto mais equilibrada. A empresa diz que ter dois depósitos é mais vantajoso do que apenas um mais alto e largo.
Melhorando o equilíbrio da Ténéré
Quem já andou em uma aventureira alta com tanque lotado de combustível sabe que isso realmente mexe bastante com o equilíbrio da moto. Qualquer descuido pode levar a uma queda! A Yamaha garante que com esta configuração conseguiu deixar o centro de gravidade da moto quase igual ao da Ténéré 700 de apenas um tanque. Inclusive, o ponto mais alto dos dois novos tanques laterais é inferior ao topo do depósito na Ténéré 700. Outro ponto positivo é a menor oscilação de combustível dentro dos tanques menores; nos tanques maiores é mais comum sentir o combustível se movendo lá dentro, principalmente em curvas.
Autonomia gigante
O consumo divulgado é de 23,25 km/l, o que dá autonomia estimada de mais de 530 km. Por sua vez, o motor bicilíndrico, de 689 cc, segue o mesmo com 74,7 cavalos de potência a 9.000 rpm e 69 nm de torque a 6.500 rpm. Seu câmbio é manual de 6 marchas. O modelo é oferecido por 14.399 euros, valor equivalente a quase R$ 78 mil.
Por ora, não há previsão da Yamaha Ténéré 700 ser vendida no Brasil, apesar de um dos chefões da empresa ter dito recentemente na Europa que a moto será fabricada no país, mas isso não se confirmou de fato
SAIBA MAIS SOBRE A YAMAHA TÉNÉRÉ 700 WORLD RALLY
MAIS DO MUNDO MOTO
Fonte: motoo