A Redesimples – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas em Nobres, especificamente. A iniciativa da Secretaria Municipal de Fiscalização busca a integração dos profissionais em contabilidade para que conheçam a ferramenta que agrega todos os processos com apenas um único envio de documentos para a Junta Comercial. É uma forma de simplificar os procedimentos e reduzir a burocracia ao mínimo necessário, conforme Micael Calisto, secretário municipal de Fiscalização.
Órgãos e entidades federais, estaduais e municipais fazem parte deste processo, conforme Mayquel Rohde, especialista em gestão financeira, que também é consultor de empresas públicas e privadas de diversos segmentos, através do SEBRAE, e o que apresentou, on line, o que é a Redesimples.
Importante destacar que a Redesimples é administrada por um Comitê Gestor, composto por órgãos e entidades do governo federal, estadual e municipal, responsáveis pelo processo de registro e legalização dos empresários, sociedades empresariais e sociedades simples.
Entre os serviços oferecidos, estão a “consulta de viabilidade, pesquisa e reserva de nome empresarial e resultado de viabilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido, observando regras mantidas pelos municípios, tanto para os procedimentos de abertura de novas empresas quanto para os de alteração de empresas existentes”, conforme explicado no curso ministrado hoje, entre 07:00 e 11:00 horas, no salão das deliberações da Câmara Municipal de Nobres.
Estiveram ali, além dos representantes das empresas contábeis, os secretários municipais de Administração e Gestão, Mara Lurdes Ohlweiler, secretário de Finanças, Amilton Barreto dos Reis, de Fiscalização, Micael Calisto; assessor contábil, José Pereira de Souza, da Câmara de Vereadores de Nobres, e a equipe da Secretaria Municipal de Fiscalização.
Fonte: Assessoria da Prefeitura