Sophia @princesinhamt
Food

Justiça obriga multinacional a mudar embalagem de massas em Campo Grande

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Decisão proferida na 4ª Vara Federal de Campo Grande deve mudar embalagem de produto alimentício em todo território nacional. Dentro de seis meses a fabricante de massas Barilla terá de adequar mensagem destinadas aos celíacos sobre a presença de glútén em seus itens.

barilla
Justiça Obriga Multinacional A Mudar Embalagem De Massas Em Campo Grande 2

O pedido partiu da Abracon (Associação Brasileira de Defesa dos Consumidores de Plano de Saúde) através de ação civil pública. De acordo com a inicial, a multinacional faz o alerta apenas informando que “contém glúten”, sendo o ideal escrita mais precisa sobre a presença do componente nas massas.

Em sua defesa, a Barilla informou que atende ao que determina a Lei 10.674/2003 que prevê às companhias que conste apenas a inscrição sobre a presença ou não da proteína vegetal na composição do alimento.

Também alegou que a pretensão da autora iria confundir os consumidores celíacos habituados à clareza da informação. Para o juiz federal Pedro Pereira dos Santos, no entanto, “a informação ‘contém Glúten’ é insuficiente para esclarecer os consumidores sobre o prejuízo que o alimento acarreta à saúde dos doentes celíacos, tornando-se necessária a integração com a advertência correta, clara, precisa, ostensiva.”

Para proferir a sentença, ele usou como base decisão semelhante tomada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). Sendo assim, a Barilla precisa incluir a mensagem “Contém glúten: O glúten é prejudicial à saúde dos doentes celíacos” dentro de seis meses.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.