A presidente da Apromel, Gislhaine Oliveira que também é produtora disse que os associados estão confiantes na produção desde ano. Ela conta que o ano passado produziu 100 quilos de mel e a perspectiva para 2023 é mais de 500 quilos. “Minha meta na verdade era mil quilos, mas tive problemas no apiário que foi resolvido. Na cidade, o quilo do mel está saindo a R$ 65. Essa renda me ajudou muito e vamos superar para investir na apicultura no município”.
Segundo Gislhaine, logo que procurou a Empaer foi atendida. “Somos parceiros e sempre que acionados, os técnicos agilizam uma forma de nos atender. Estamos estudando para iniciar a produção de própolis e contamos com o apoio da Empaer na assistência técnica”.
A palestra foi proferida pelo técnico da Empaer, Clodomir Antônio Zolett que falou sobre a importância das abelhas para sociedade na polinização, produção de mel, própolis, pólen, cera e apitoxina.
Ele destacou ainda sobre a composição de uma colméia, a rainha, operárias e zangões, além da idade, os deveres e atribuições das operárias. “Falamos como fazer o povoamento das caixas a localização do apiário. Os materiais necessários para trabalhar com as abelhas. O suporte para as colmeias e a importância da cera na apicultura”.
De acordo com Clodomir, as técnicas de manejo, revisão, divisão e união de enxames, além de identificar os inimigos das abelhas, a alimentação de colmeias e tipos de alimentadores, são fatores importantes para iniciantes e produtores experiente. “Falamos também das boas práticas durante a colheita de mel, as normas para construção da casa do mel, o beneficiamento do mel na unidade de extração e fechamos com a comercialização e estratégica”.
Para o organizador da palestra, o técnico da Empaer Antônio Paulo, a iniciativa foi realizada no escritório local e contou a parceria da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Agricultura que ajudaram na logística. “Com o pedido da Apromel agilizamos a melhor data e contamos com apoio da gestão municipal. O objetivo de sanar dúvidas e estimular outros produtores foram alcançados. O trabalho continua e estamos sempre à disposição”, completa ele.
Fonte: @empaer_mt