Sophia @princesinhamt
Mundo

Pesquisadores registram imagens impressionantes de pequena galáxia vista através do telescópio.

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Os astrônomos utilizaram imagens do telescópio James Webb para descobrir uma galáxia única e minúscula, com uma distância de 13 bilhões de anos- da Terra. A galáxia é uma das menores já encontradas a essa distância.

Pesquisadores da Universidade de Minnesota foram um dos primeiros grupos a estudar galáxias distantes com o uso do telescópio James Webb. O artigo foi publicado na revista científica Science.

“Esta galáxia está muito além do alcance de todos os telescópios, exceto o James Webb, e essas observações inéditas da galáxia são espetaculares”, afirma professor universitário e autor do artigo, Patrick Kelly.

Galáxia distante2024 word2
Galáxia Distante Encontrada Por Satélite | Foto: Divulgação/Esa Webb,/Nasa E Csa/P. Kelly

Na pesquisa foi utilizado o estudo da espectroscopia que consiste no estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria. Além disso, utilizaram o fenômeno chamado lente gravitacional — formada pela presença de massa entre um objeto e um observador que se curva e amplia a luz. Como resultado, a pequena galáxia foi localizada, aparecendo 20 vezes mais brilhante.

Estudar as galáxias ajuda nos estudos de astronomia e auxilia no aprendizado sobre os mistérios do universo. O volume da galáxia descoberta é aproximadamente um milionésimo do volume da Via Láctea, e mesmo assim “podemos ver que ela ainda forma o mesmo número de estrelas a cada ano,” explica Kelly.

Telescópio James Webb

Telescópio James WEbbTelescópio James WEbb
Telescópio James Webb | Foto: Divulgação/Nasa

O telescópio espacial James Webb foi desenvolvido com a colaboração de três empresas, Nasa, Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA).

James Webb foi desenvolvido com a intenção de responder questionamentos sobre o universo, captar imagens, descobrir novas galáxias e planetas habitáveis, além de colocar no espaço um observatório para captação da radiação infravermelha.

Imagens postadas no Twitter foram capturadas pelo telescópio James Webb. Confira:

Fonte: revistaoeste

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.