Sophia @princesinhamt
Lifestyle

Vanessa da Mata denuncia racismo, ofensas e inveja em novo vídeo de protesto

2024 word2
Grupo do Whatsapp Cuiabá

A cantora Vanessa da Mata, de 47 anos, fez um protesto forte e silencioso contra o racismo e deu um banho de consciência esta semana num vídeo forte, postado nas redes sociais, falando sobre a inveja, ofensas e ataques racistas.

Sem citar diretamente o jogador Vini Jr., que sofreu racismo na semana passada num estádio na Espanha, a cantora chamou racistas de “inescrupulosos” e disse que a intenção deles é impedir a genialidade de alguém que incomoda por ser .

“Esses racistas inescrupulosos, quando enaltecem o erro, a dor, quando enaltecem querendo destruir o outro, eles estão trazendo dentro de si todos esses que promoveram essa dor”, disse Vanessa da Mata (vídeo abaixo)

Reduzir as pessoas

De acordo com Vanessa, o desejo do maldoso, do invejo, é reduzir as pessoas a nada.

“A vontade do maldoso de transformá-lo, diante de tantas injustiças e lembranças, expatriação, desde o sequestro, a venda de seres humanos vivos sensíveis, os estupros, a separação da famílias, a tortura interminável, fome, a demonização de sua cultura, de sua cor, usurpando-os, desfarelando de suas origens. Tirando suas forças, costumes, geografia, retidão, família, respeito!”, disse a artista.

Comportamento do racista

No vídeo, Vanessa descreve o comportamento de quem despreza o outro.

“Quando se começa a ofender, desprezar, desnutrir, desclassificar com xingamentos que tentam diminuir a genialidade, a habilidade, o lúdico, a beleza certeira, cinematográfica, quase milagrosa de uma pessoa?”, questiona.

Ela mesma responde em seguida:

“Quando a inveja e a corrupção de uma humanidade maltrapilha se esvaem, provando ser cinicamente uma tentativa desesperada de maldade pura, de tentar arruinar o outro? Esse habilidoso, genial que apareceu”.

É preciso reagir

Por fim, ela ressalta que é preciso reagir e a sociedade não pode permitir que determinadas atitudes sejam tratadas como banais. E Vanessa falou em covardia.

“Enquanto uma sociedade que se diz bem instalada e evoluída não tratar do crime como crime, como omissão feita e só depois de muito ‘auê’, sentir as dores do que tomou as indignas, como crime, como pequenez, que mexe com o íntimo, com a estrutura do outro, uma covardia.”

Logo após aos ataques racistas contra o jogador Vini Jr., dentro e fora do campo durante o Campeonato de Futebol Espanhol, na Espanha, no último dia 21, Vanessa saiu em defesa do atleta ao reagir de forma categórica ao racismo. Isso é ativismo!

Nas redes sociais, as reações

Fãs e seguidores de Vanessa da Mata aplaudiram a atitude da cantora nas redes sociais:

“Maravilhoso. A humanidade tem que se unir contra os horrores do preconceito e qualquer tipo de abuso. A violência nos aprisiona no lugar mais obscuro da sua mente”, escreveu uma fã.

Outra seguidora acrescentou: “Mandou a letra. Com muita eloquência, precisão e firmeza”.

E mais uma completou: “O diagnóstico de tantos talentos… que benção esse texto”.

Apoiada, Vanessa, não podemos aceitar nem nos calar.

Assista ao vídeo de Vanessa da Mata:

Fonte: sonoticiaboa

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.