Se você está procurando pela sua próxima, ou até mesmo primeira, plataforma comunitária, espero que esta análise honesta do Circle.so possa te ajudar.
Pessoalmente, eu não suporto análises tendenciosas, então, mesmo sendo honesto, devo mencionar que esta análise contém links de afiliados. No entanto, também me certifiquei de incluir o que sinceramente não gosto sobre o Circle, bem como para quem definitivamente não é adequado.
No geral, sou um grande fã da plataforma Circle.so, mas cada comunidade tem seus próprios requisitos e considerações. Espero que esta análise do Circle.so possa te ajudar a fazer a escolha certa para a sua comunidade.
Análise da Plataforma de Comunidade Online Circle.co
Escolher uma plataforma de comunidade online é uma decisão importante. Então, antes de compartilhar sobre os recursos que considero tornarem o Circle.so uma ótima escolha, quero destacar alguns princípios que você pode usar para tomar essa decisão de acordo com o seu caso de uso.
Abaixo temos alguns dos principais recursos:
Interface Intuitiva
Pode parecer simplista, mas o design foi provavelmente a principal razão pela qual escolhi o Circle. Ele simplesmente parece tão limpo, minimalista e convidativo!
Desde o momento em que você olha para uma comunidade do Circle, você entende. A navegação faz sentido, apenas te convida a participar das discussões.
Mas o Circle vai além de ser apenas um rosto bonito. Ele também possui todos os recursos de que eu precisava para personalizar minha comunidade exatamente como eu queria.
Personalize a aparência para combinar com a identidade visual da sua marca e cores.
Era importante para mim poder tornar minha comunidade visualmente integrada com os outros aspectos da minha associação. O Circle certamente entregou no departamento de personalização.
Gestão dos espaços
O Circle é organizado em torno de “Espaços” e “Grupos de Espaços”. Cada um deles possui seus próprios controles para como você os visualiza, quem tem permissão de acesso e quais recursos estão habilitados.
Assim, eu posso ter um espaço básico com perguntas frequentes (FAQs) onde apenas eu posso fazer postagens e os comentários estão desativados; uma área de discussão onde todos podem postar livremente, incluindo imagens e incorporações; uma área de chat ao vivo; eventos em que os membros podem confirmar presença; e agora você pode até criar cursos diretamente no Circle.
Adoro a granularidade de controle que você tem para tornar a sua comunidade no Circle única.
Eventos com confirmações de presença (RSVPs)
Entre os horários de atendimento semanais, um clube do livro, revisões de cursos e oficinas, minha comunidade é bastante voltada para eventos. O Circle lida com isso muito bem. As pessoas podem confirmar presença rapidamente em um evento e serem notificadas quando ele começar.
Sem integrações complicadas de calendário. Simplesmente funciona.
Ferramenta de lives – vídeos ao vivo
Os vídeos ao vivo melhoraram muito desde a minha última análise do Circle. Usamos várias vezes por semana na minha comunidade.
Costumávamos fazer nossas chamadas ao vivo pelo Zoom. Mas ter o vídeo diretamente na comunidade é incrível, e você ainda pode salvar e gerenciar a gravação de seus eventos ao vivo dentro do Circle.
O Circle oferece opções tanto para vídeos ao vivo no estilo de webinário, onde apenas alguns hosts participam e todos os outros interagem no chat, quanto para chamadas no estilo do Zoom, onde todos podem ligar suas câmeras e microfones ao mesmo tempo. Essa última opção tem sido ótima para as horas de atendimento semanais da minha comunidade.
App para smartphone nativo
O segredo para construir uma comunidade online é fazer com que o engajamento faça parte dos hábitos diários das pessoas. E como passamos tanto tempo em nossos telefones, um aplicativo era uma das características essenciais que eu procurava em uma plataforma.
O aplicativo do Circle para iOS e Android não decepciona. Uma característica realmente legal é que, quando você faz uma transmissão ao vivo com vídeo, pode notificar as pessoas diretamente em seus aplicativos de telefone.
Níveis de pagamento para liberação de conteúdo
Uma dessas características recentes foram as barreiras de pagamento! Isso foi muito importante para mim, pois eu gerencio uma comunidade paga em Learn.Community. Antes das barreiras de pagamento, eu tinha que lidar com várias integrações confusas do Zapier/Stripe, e como alguém pouco técnico, isso era uma dor de cabeça que eu não estava disposto a enfrentar.
A característica das barreiras de pagamento, assim como tudo o que o Circle parece lançar, foi muito intuitiva de usar, com ótimos guias/suporte, e tem sido um divisor de águas para a minha comunidade e negócio.
Bom suporte
Todas as vezes que envio um e-mail para o Circle (o que tem sido bastante recentemente, já que estou explorando o que podemos fazer com a plataforma), sempre recebo uma resposta dentro de 24 horas. Eu daria uma nota 8/10, pois algumas vezes as respostas parecem um pouco genéricas. No entanto, isso é um 8/10 pelos meus padrões (e eu exijo que minha equipe ofereça o melhor atendimento ao cliente do mundo). A equipe deles parece adorável, prestativa e ágil. Não posso pedir muito mais do que isso!
Incorporar Circles no seu site
Essa funcionalidade é bem legal, embora honestamente ainda não a tenhamos usado (ela está no nosso planejamento para 2022). Além da sua comunidade do Circle.so existir em sua própria plataforma independente, você pode incorporar toda a comunidade ou espaços individuais (seções) em seu site como uma espécie de quadro nativo.
Por exemplo, no DesignCuts.com, se temos um artigo no blog falando sobre o poder de compartilhar seu trabalho criativo e que está recebendo muitos acessos, podemos incorporar nativamente o espaço “compartilhe seu trabalho” da nossa comunidade do Circle logo abaixo da postagem. É perfeito e estou muito empolgado para implementar isso em todo o nosso site.
Domínio customizado
Foi bastante fácil (pelo menos com a ajuda da equipe deles – lembre-se de que sou péssimo com coisas técnicas!) configurar meu domínio personalizado para a comunidade.
Observação: ainda estou absurdamente apaixonado pelo meu domínio: learn.community (uma comunidade para construtores de comunidades – é perfeito, não é?!).
De qualquer forma, adoro que os membros possam visitar esse domínio e serem imediatamente direcionados para a plataforma de fórum próspera.
Boas Automações
Outra coisa que eu gostaria de destacar nesta atualização da análise do Circle.so é que eles recentemente adicionaram automação de fluxo de trabalho diretamente na plataforma para pessoas no plano empresarial ou superior. Eu integrei alguns desses fluxos de trabalho na minha comunidade para ajudar no processo de integração e gerenciamento de membros.
Mas a capacidade de automatização vai além da própria plataforma. Muitas vezes, uma comunidade é apenas uma parte de uma operação maior. Portanto, ser capaz de integrar com outras ferramentas é essencial.
O Circle.so pode integrar-se com várias outras plataformas, como Teachable ou Outseta, usando login único (SSO), para que os membros precisem apenas de um login para acessar sua comunidade ou qualquer outra coisa que você queira.
Você também pode aproveitar ferramentas de automação, como o Zapier, para conectar o Circle ao seu CRM, sistema de e-mail e muito mais. Até agora, não encontrei nenhuma tarefa repetitiva que não possa ser automatizada no Circle.
Ferramenta de Cursos Online
A partir do plano profissional do Circle, agora é possível criar cursos online diretamente da plataforma. Esse é um recurso bacana pois facilita bastante a integração de todos os serviços possíveis a serem oferecidos aos assinantes das comunidades. Em especial, esse recurso integra bem com a liberação de conteúdo por níveis de usuário dentro do Circle.co. Inclusive, a equipe tem desenvolvido muito essa ferramenta com atualizações frequentes.
O que falta no Circle.co
Abaixo alguns pontos que podem ainda ser melhorados na plataforma:
Analytics
As análises são ok, mas não são muito aprofundadas. O Circle.so oferece análises, mas apenas no plano de $79, não no plano de $39. É um incentivo eficaz para fazer um upgrade, mas como um construtor de comunidades que ama dados, elas são um pouco básicas.
Você pode ver métricas de alto nível de relance – membros ativos diários/mensais, número de postagens, tópicos criados, adesão de membros, etc. No entanto, se você quiser dados mais detalhados sobre a atividade dos membros, precisará pesquisar manualmente em seus perfis, não há relatórios nativos. Você pode baixar arquivos CSV, que oferecem um pouco mais de dados, mas eu adoraria ver o Circle desenvolver uma área de análise mais robusta dentro da própria plataforma.
Não há e-mail nativo
Você pode configurar novas postagens ou eventos dentro de determinados espaços para enviar um e-mail para todos os membros quando forem criados. Você também pode ativar um “resumo semanal” que envia um resumo da sua comunidade por e-mail (postagens populares e coisas do tipo).
No entanto, seria bom poder enviar e-mails pontuais para os membros fora desses canais existentes. Atualmente, tenho que cruzar as informações de e-mail dos membros com os assinantes da minha newsletter (obrigado GDPR!), o que é feito manualmente e é um pouco incômodo.
Dito isso, entendo por que o Circle evita agir mais como uma plataforma de marketing por e-mail. Eles estão focados no seu propósito principal (comunidade) e estão fazendo isso muito bem. Especialmente para uma startup em estágio inicial, prefiro vê-los continuando a iterar rapidamente em seu produto principal de comunidade do que começar a adicionar um sem fim de recursos extras para e-mails.
Pequenos bugs
O Circle recentemente fez melhorias na velocidade, mas ocasionalmente a plataforma pode levar mais tempo do que o desejado para carregar. Tenho esperança de que esses problemas de velocidade iniciais serão resolvidos em um futuro próximo.
Também há ocasionalmente alguns bugs estranhos. Minha maior irritação é quando eu clico em “curtir” nas postagens de mais de um membro no feed principal, ele aleatoriamente me leva para a postagem abaixo. Acredito que seja alguma anomalia estranha em que tenho várias seções de comentários abertas, mas ainda assim, é uma daquelas coisas que me incomoda um pouco toda vez que acontece. Para ser justo, o Circle geralmente é ótimo em resolver os bugs relatados, e eu fui preguiçoso demais para relatar esse problema.
Preço do Circle.co
O Circle possui vários planos de preços:
Caso você esteja curioso, a Redeeming Productivity Academy está atualmente no plano Empresarial, pois é o plano que oferece automação de fluxo de trabalho.
É importante lembrar que o Circle tem uma frequência de atualização e novos recursos bem alta, então sempre vale a pena conferir as novidades.
Conclusão
Espero que esta análise do Circle.so tenha sido útil. Procurei ser imparcial e objetivo o máximo possível.
No final das contas, nenhuma plataforma é perfeita. Até agora, fiquei impressionado e extremamente satisfeito com o Circle, apesar de alguns pequenos contratempos.
Ao longo dos anos, usei várias plataformas de comunidade que eram caras, desajeitadas, antiquadas e, no final, nos decepcionaram.
Na minha opinião, o Circle é, sem dúvida, a melhor plataforma de fórum de comunidade disponível hoje. Eu o utilizo para a comunidade da minha empresa e minha comunidade pessoal. Como “o cara da construção de comunidades”, sou extremamente exigente quando se trata de plataformas, mas estou 100% comprometido com o Circle para o futuro.
Se eles continuarem a iterar tão rapidamente quanto estão fazendo, o céu é o limite!
Quer conferir o Circle?
Divirta-se!
Fonte: Andre Lug