Sophia @princesinhamt
Notícias

Empaer implementa projeto piloto de incentivo à agricultura familiar em parceria com produtores locais

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá
Está sendo construída uma parceria entre a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural) e a Associação Empresarial West Center com objetivo de fomentar a agricultura familiar. O projeto piloto “Produzir, Vender e Crescer” – será desenvolvido no município de Santo Antônio do Leverger (a 34 km de Cuiabá) com foco em gerar renda e auxiliar na comercialização.

Com a participação de 25 famílias, o recurso para a execução será de R$ 500 mil com meta de execução em 12 meses. De forma participativa, aconteceu nesta terça e quarta-feira (23 e 24.05), um encontro com a equipe da Empaer do escritório local para apresentar o projeto e trocar ideias na identificação, seleção e perfil dos agricultores, que serão assistidos. A agenda contou com a presença do representante da West Center, Luis Armando.

O engenheiro agrônomo da Empaer Fabrício Tomaz Ramos, que coordenará o projeto, explica que o termo de cooperação está sendo construído entre as partes sem repasse financeiro para viabilizar a implantação do projeto. “Nosso foco é melhorar a renda e dar qualidade de vida aos agricultores familiares com dificuldade em manter uma renda e ajudá-los com a comercialização dos seus produtos”.
Segundo ele, são gargalos que todo agricultor precisa de auxílio. “Há situações de perdas de produção justamente pela falta de orientação”, completa ele.
2025 word1

O coordenador do escritório regional de Cuiabá, Isaias de Oliveira, destaca a importância do trabalho participativo, identificação dos produtores e das cadeias produtivas típicas das comunidades. “Viemos trocar ideias e ouvir os colegas de Santo Antônio de Leverger, pois são eles que estão no dia a dia atendendo os agricultores familiares do município. É um primeiro contato de muitos que virão até a definição de todos os critérios e particularidades da iniciativa”.

Nesse primeiro contato foi promovida uma reunião com 24 agricultores da Associação da Agricultora Familiar Gleba Resistência, na propriedade do presidente da entidade, Dionísio Santana. Na roda de conversas, eles impuseram as principais dificuldades e gargalos.

A equipe da Empaer aproveitou a oportunidade e visitou quatro propriedades com produção de capineira, mandioca, banana, citros, entre outros. Novos encontros serão promovidos com outras entidades e agricultores do município até a consolidação dos termos necessários para a execução da parceria.

Para executar o projeto foi decidida em consenso entre os técnicos a necessidade de insumos e equipamentos, veículo, serviço de manutenção de escritório, placas de identificação, além de capacitação para técnicos e produtores das cadeias produtivas.

Participaram das atividades os técnicos da Empaer, Henrique Teodoro de Melo, Ludmila Bodnar, Natan de Queiroz, José Givaldo de Sá, Fabiana Ribeiro da Costa, Gláucio Rogério de Guimarães e Sandro Negretti.
2025 word1

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.