A Ducati Monster 2024 acaba de ser revelada na Europa, nesta quarta-feira, 24 de maio. O modelo segue com a mesma base da nova geração, que já está disponível no Brasil, mas recebe como novidade a cor Iceberg White livery. Assim, do mesmo modo que vimos na SupeSport 950 S, a Monster ganha coloração baseada no branco.
Para a naked, a fabricante italiana também adicionou a cor vermelha no assento, fazendo assim o contraste com a lataria e carenagens. Para o mercado europeu ainda estão disponíveis as opções vermelho e cinza.
Como é a Monster atual?
A atual geração da Mosnter abandonou o tradicional quadro de treliça, agora substituído por um chassi em liga de alumínio inspirado no da Panigale V4. Por ora, o modelo é chamado apenas de Monster pela montadora, não sendo acompanhado pela designação 937, referente à cilindrada de seu motor V2.
São 18 kg a menos em comparação à geração anterior. Somente no chassi, do tipo Front Frame em alumínio, houve uma perda de 60% da massa, com 4,5 kg a menos.
Outros elementos que ficaram mais levinhos e merecem destaque são: as rodas (1,7 kg a menos), braço oscilante (1,6 kg a menos) e o sub-quadro traseiro (1,9 kg a menos). Por sinal, este último elemento conta com a tecnologia conhecida como GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), que segundo a empresa, deixa o item mais ainda mais leve e robusto.
Motorzão de 111 cavalos
Apesar da modernidade e novo conjunto compacto, o grande atrativo da Monster ainda é o seu motor. Esta evolução do V2 também está mais leve, com redução de 2,1 kg, mas teve melhorias de desempenho. Passando de 821 para 937 cc de cilindrada, ele rende 111 cavalos de potência a 9.250 rpm e 9,5 kgfm a 6.500 rpm.
Os números são similares aos vistos na antiga Monster 821, que rendia 112 cavalos a 9.250 rpm e 9,1 kgfm 7.750 rpm, mas já em conformidade com as novas regras de emissões do Euro5. Além disso, nesta nova geração, a fabricante italiana deu novo enfoque para a entrega de torque, que aparece mais cedo, já em baixos giros, para melhor desempenho urbano e na estrada.
Para as trocas de marchas, o modelo traz de série o Quick Shift Up & Down, que permite as trocas de marchas sem acionamento da embreagem. Como de costume, a marca italiana também não poupou em sistemas eletrônicos na Monster: cornering ABS, controle de tração e controle de wheelie e launch control (para arrancadas). Todas essas informações podem ser gerenciadas por meio do painel full-TFT de 4,3 polegadas.
FICHA TÉCNICA – Ducati Monster 2024 |
PREÇO | |
MOTOR | V2, refrigeração líquida, 937 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 111 cavalos a 9.250 rpm |
TORQUE | 9,5 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | 19,23 km/l *Europa |
DIÂMETRO x CURSO | 94 mm x 67.5 mm |
CÂMBIO | 6 marchas, manual |
COMPRIMENTO | 19 |
LARGURA | Não divulgado |
ALTURA | Não divulgado |
ENTRE-EIXOS | 1.474 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não divulgado |
ALTURA DO ASSENTO | 820 mm |
PESO | 188 kg (166 kg seco) |
TANQUE | 14 litros |
FREIOS | Cornering ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco duplo de 320 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 245 mm |
PNEU DIANTEIRO | Pirelli Diablo Rosso III 120/70 ZR17 |
PNEU TRASEIRO | Pirelli Diablo Rosso III 180/55 ZR17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | USD (invertida) 43 mm e 130 mm de curso |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono-choque com pré-carga, balança de berço duplo |
CORES | Vermelho e preto |
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Fonte: motoo