Investindo na cadeia produtiva a cerca de dois anos, o produtor Flávio Ferreira Dias, conta que a assistência técnica da Empaer tem feito toda diferença no seu empreendimento. Ele conta que tinha um tanque de peixe, mas era para consumo da família e não pensava em expandir. “Com a orientação da equipe da Empaer passei a criar expectativas e vi que mesmo sendo necessário um investimento, não teria tanto trabalho”.
Segundo o produtor que abriu as portas da sua propriedade para realizar o dia especial, foram criados mais três tanques no total de quatro com cerca de 7 mil peixes das espécies pacu, tabatinga, jatuara e pintado. Flávio destaca que o dia especial serviu para abrir seus horizontes e pensar até na criação de uma cooperativa e depois um abatedouro. “Na região, assim como eu, muitos acreditam que a piscicultura é uma ótima fonte de renda. Agora precisamos nos unir e organizar no coletivo. Um ajudando o outro fica menos difícil”, completa ele.
Durante as palestras da equipe da Empaer: Arli Leonel do Nascimento, José Ricardo Santana Brito, Patrícia Luciane de Campo, José Anselmo da Costa Prado e Leandro Batista da Silva do Sicredi – os oportunizou aos participantes a oportunidade de aprender sobre Licença ambiental para piscicultura; Maneiras de agregar valor na produção do pescado; A importância de manter a qualidade da água; Pronaf e linhas de crédito da cadeia produtiva;
Exemplo da técnica da Empaer, Patrícia Luciane de Campo que destacou sobre a importância de se manter a qualidade da água mostrando os parâmetros importantes que devem ser verificando diariamente na piscicultura semi-intensiva e intensiva. Tais como a transparência da água, temperatura, ph, oxigênio dissolvido e amônia”.
Ao final do evento, foi servido o almoço que oportunizou mais interação entre os participantes.
Fonte: @empaer_mt