Ela merece! Uma multidão de mais de 25 mil pessoas num estádio ovacionou uma sobrevivente do holocausto, enquanto a bisavó celebrava o aniversário de 100 anos. A celebração foi na abertura do campeonato de beisebol nos Estados Unidos. A vovó fez o arremesso que abriu os jogos!
Fã de carteirinha de beisebol, Helen Kahan viveu um momento mágico ao ser convidada para estrear o jogo entre os times americanos Tampa Bay Rays e New York Yankees. Comemorando uma vida de luta, a vovó ficou muito emocionada com o momento!
“Foi verdadeiramente maravilhoso e emocionante. Quero agradecer pela homenagem. Esperei um século para fazer isso”, expressou Helen em entrevista, descrevendo o momento que ocorreu em St. Petersburg, no estado da Flórida.
Momento especial
O lançamento cerimonial em que foi convidada de honra para arremessar a bola e dar início à partida ocorreu no dia do aniversário de Helen, e na plateia estavam seus filhos, netos e bisnetos.
Muitos deles trajavam camisetas do Tampa Bay Rays com a palavra ‘Bubbi’ – o termo iídiche para a “avó”.
“Estou profundamente grata por estar aqui e compartilhar minha história, ajudando o mundo a lembrar por que a bondade e a empatia são tão cruciais para todos nós”, acrescentou a vovó, aplaudida pelo estádio.
Leia mais notícias boas:
História de luta
Nascida como Hani Sabo em 1923, em Rozavlea, na Romênia, Helen recorda-se de uma infância feliz. “Antes do holocausto, com meus pais, irmãs e irmãos, tínhamos uma vida bastante feliz”, rememorou Kahan.
Na juventude, ela mudou-se para Budapeste, onde trabalhou como costureira, e em 1944, regressou para o interior, quando os nazistas ocuparam a Hungria. Foi obrigada a viver em um gueto antes de ser deportada para Auschwitz-Birkenau.
Posteriormente, foi transferida para Bergen-Belsen e, por fim, para o campo de concentração de Lippstadt.
Após o término do Holocausto, Kahan casou-se com seu marido, Kalman, também um sobrevivente, e tiveram dois filhos. Em 1967, ela e sua família emigraram para os Estados Unidos, onde reencontraram três tios, uma tia e uma avó.
Holocausto
De 1933 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, houve o holocausto. Uma perseguição sem igual a judeus, ciganos, homossexuais e comunistas.
Porém, entre os judeus, incluindo crianças e idosos, a estimativa é que mais de 6 milhões foram assassinados pelo regime nazista alemão, aliados e colaboradores.
O antissemitismo, caracterizado pela discriminação contra os judeus, foi a base do holocausto.

Helen e o marido são ambos sobreviventes e viveram uma vida complicada antes de chegar nos EUA. – Foto: Fox News
Com informações de Fox News.
Fonte: sonoticiaboa