O clássico tem ligação direta com a parte superior da tabela do Brasileirão. O Botafogo é o líder da competição com cinco vitórias em seis jogos e 15 pontos conquistados. O Fluminense vem na 3ª colocação com 13 pontos.
A equipe comandada por Luís Castro vem de duas derrotas consecutivas: foi superado por Goiás no último fim de semana pelo Brasileirão, e perdeu de virada para o Athletico Paranaense no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
O Fluminense vem de cinco jogos de invencibilidade – com três vitórias e dois empates. Nos últimos dois jogos, bateu o Cuiabá na última rodada do Brasileirão e vem de empate com o Flamengo no confronto de ida das oitavas da Copa do Brasil.
– técnico: Luís Castro
Com dificuldades de repetir escalações neste mês por conta do desgaste físico dos jogadores, o treinador deve continuar rodando a equipe e vai escalar os jogadores que estão em melhores condições. Castro deve contar com o retorno de Fernando Marçal, poupado contra o Athletico Paranaense justamente pelo risco de se lesionar.
Provável time: Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta, Marçal; Marlon Freitas (Gabriel Pires), Tchê Tchê (Lucas Fernandes), Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares, Victor Sá.
Desfalques: Danilo Barbosa, Matías Segovia e Patrick de Paula (lesionados); Matheus Nascimento (Seleção sub-20);
Pendurados: Tiquinho Soares e Leonel Di Plácido.
– técnico: Fernando Diniz
Marcelo, que sentiu novamente a panturrilha no Fla-Flu, será preservado. Com isso, Guga é o favorito para assumir a lateral esquerda. Outra mudança também podem acontecer no ataque: John Kennedy e Lelê foram testados e concorrem por uma vaga. Ganso foi poupado da parte final do último treino da equipe, mas não deve ser problema para o jogo.
Provável time: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Guga; André, Lima, Ganso e Arias; John Kennedy (Lelê) e Cano.
Desfalques: Alexsander (lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo), Gustavo Apis (joelho esquerdo), Jorge (joelho direito), Keno (lesão na coxa), Marrony (lesão na coxa) e Vitor Mendes (afastado).
Pendurados: André, Fernando Diniz e Thiago Santos
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA-SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA-PR) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Fonte: leiagora