Moradores da comunidade São Gonçalo Beira Rio vão passar por capacitação nesta sexta-feira e sábado (21 e 22). A ideia é destinada aos representantes dos quintais, da cultura popular cuiabana e de entidades culturais da comunidade.
Serão quatro encontros com os temas: vivências; sustentabilidade de territórios criativos; formalização de grupos tradicionais e o terceiro setor, além de elaboração de projetos culturais, execução e prestação de contas.
A ideia, segundo os organizadores, é apresentar as ferramentas de atuação para o fortalecimento das entidades e na busca dos mecanismos de sustentabilidade.
O gestor cultural e diretor artístico da Associação Cultural Flor Ribeirinha, Avinner Brandão, é o idealizador da proposta e coordena a capacitação.
Silvia Machado e Adriano de Souza são os palestrantes e fazem a consultoria do evento. Dona Domingas Leonor da Silva realiza o trabalho de produtora cultural e consultoria para a Associação. Jonny Herbert Brandão e Natália Ramires fazem o trabalho de assistente de produção para a realização da capacitação.
Segundo Avinner, a motivação para a realização do projeto São Gonçalo Sustentável partiu de uma demanda crescente pela busca por mecanismos que garantam a continuidade das práticas da cultura popular bem como os meios de realização das ações.
Fonte: primeirapagina