Sophia @princesinhamt
Turismo

Explore Jaciara: Dicas para um bate e volta no feriado prolongado

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Pensando em curtir o feriadão, mas não quer gastar com passagem aérea? Jaciara, a 148 km de Cuiabá, é cercada de belezas naturais que enchem os olhos e deixam os turistas e visitantes admirados. O município possui riquezas naturais que proporcionam um encontro único com a natureza.

2024 word3
Rafting no Amaral, em Jaciara, opção de turismo no feriadão. (Foto: Reprodução)

Jaciara abriga dezenas de cachoeiras, águas minerais, rios cristalinos, corredeiras, sítios arqueológicos com pinturas rupestres de mais de quatro mil anos, piscinas naturais, cânions, cavernas, grutas, trilhas e uma fauna e flora abundante.

O destino Jaciara oferece essa oportunidade e outras mais. Descubra o que fazer em cinco pontos:

Rota das Cachoeiras

Uma das principais razões da busca pelo ecoturismo ou turismo de natureza é a fuga do estresse de grandes centros urbanos.

Cachoeira em Jaciara. (Foto: Gcom)
Cachoeira Em Jaciara. (Foto: Gcom)

O ritmo acelerado, a escassez de livre, o trânsito e a pressão por resultados, têm motivado os turistas a optar por destinos mais tranquilos durante as suas férias, feriados prolongados ou mesmo finais de semana. É uma forma de trazer mais leveza para a vida e recarregar as energias do corpo e da mente.

Rafting

Jaciara tem o título de capital da aventura do Mato Grosso. Dentre as variedades a serem vivenciadas no turismo de aventura, o rafting é uma delas. Seu ponto de partida é da formosa Cachoeira da Fumaça, diante de um cenário exuberante, capaz de deixar qualquer visitante encantado com tamanha beleza cênica.

Prática do Rafting em Jaciara. (Foto: Gcom)
Prática Do Rafting Em Jaciara. (Foto: Gcom)

Neste destino turístico é possível encontrar operadores de turismo de aventura e natureza que oferecem estas práticas com qualidade, segurança e responsabilidade.

Sítio Arqueológico – Vale das Perdidas

A 15 km da cidade de Jaciara (12 km pela BR-364 mais 3 km por estrada de terra), o Vale das Perdidas é um sítio arqueológico onde foram encontradas pinturas rupestres cujos estudos indicam que as inscrições são datadas entre 3.610 a 4.620 anos.

O Vale das Perdidas localiza-se na Fazenda Castanheira e em sua trilha de acesso também existe cachoeira com local para banho. O contato com operadora de turismo local é obrigatório pra garantir a segurança e qualidade de experiência de visitação do turista.

Caverna que Chora

Por entre galerias esculpidas no arenito milenar a Caverna que Chora reserva uma experiência única para os visitantes de Jaciara. Salões que são verdadeiros monumentos geológicos nos brindam com a biodiversidade e uma incrível cachoeira, a Cachoeira do Rejuvenescimento.

Possui 700 metros de comprimento e em seu entorno uma vegetação arbustiva com moderada presença da fauna.

Rapel

Do topo de um cânion ou de um paredão de pedra, o que se vê é a mata ao redor e uma vista panorâ de arrepiar.

A descida pode ser mais rápida e emocionante ou mais contemplativa, basta controlar a velocidade do deslizamento de acordo com as instruções passadas pelo líder de turismo de aventura.

Esta imagem, é a atividade de aventura de rapel em Cachoeira, que consiste em descida em corda utilizando procedimentos e equipamentos específicos.

É um dos produtos turísticos do município de Jaciara – MT, repleto de emoção e feito no lugar correto, com empresas capacitadas e utilizando os equipamentos adequados, pode ter certeza que a aventura é segura.

Procure sempre por empresas que cumprem legislação, respeitem os viajantes e seguem as Normas Técnicas Brasileiras para ecoturismo e turismo de aventura.

Fonte: primeirapagina

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.