A Ford revelou nesta segunda-feira (15) o E-Tourneo Courier, versão totalmente elétrica da nova van Tourneo Courier. Misto de utilitário esportivo com van, o modelo traz um visual urbano, cinco lugares e um amplo espaço para passageiros e bagagem.
O E-Tourneo Courier é um dos 10 modelos totalmente elétricos que a Ford se comprometeu a oferecer na Europa até 2024, com o objetivo de atingir zero emissões em todas as vendas de veículos na região até 2035. A empresa está investindo globalmente 50 bilhões de dólares para alcançar uma produção anual de mais de 2 milhões de veículos totalmente elétricos até o final deste ano.
Equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv), o E-Tourneo Courier terá um conjunto mais abrangente de sistemas de assistência ao motorista, e o condutor poderá selecionar entre os modos Normal, Eco e Slippery (Escorregadio), dependendo da situação das estradas e bateria.
VEJA TAMBÉM:
O veículo terá opções de carregamento de 11 kW CA e 100 kW CC. Uma carga do tipo CA precisa de pouco menos de seis horas para atingir 100% de capacidade. Com o software da Ford e a BlueOval Charge Network, que tem previsão de incluir 500.000 carregadores até 2024 na Europa, os clientes podem adicionar 87 km de autonomia em apenas 10 minutos e carregar a bateria até 80% em menos de 35 minutos quando precisarem de uma recarga rápida fora de casa.
O utilitário elétrico foi desenvolvido para transportar confortavelmente cinco adultos e sua bagagem, com a praticidade otimizada usando um banco traseiro dividido e mais de 44% de espaço no porta-malas em relação ao Tourneo Courier anterior.
“Projetamos o E-Tourneo Courier para ajudar os clientes a aproveitarem ao máximo a vida – seja com a família e amigos ou retornando com os bancos traseiros rebatidos e bicicletas no porta-malas – e o design externo expressa esse caráter direto ao ponto”, disse Amko Leenarts, diretor de design da Ford, Europa.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter
O modelo totalmente elétrico estará disponível no segundo semestre em 2024 para clientes em toda a Europa. Ele complementa o Tourneo Courier com motor a gasolina EcoBoost, que estará disponível para encomenda no verão europeu, com entregas iniciais antes do final de 2023.
Nome familiar
O nome Courier é conhecido no Brasil, mas não guarda relação alguma com a novidade europeia. Trata-se da picape compacta Courier, que foi produzida até 2013 e era derivada do Ford Fiesta. Por conta da baixa demanda pelas chamadas multivans como o Doblò, a chance de a Tourneo Courier chegar ao nosso mercado é praticamente zero.
Fonte: autoo