Uma ação linda vai distribuir abraço grátis e flores no Maio Laranja. O evento é para ajudar no combate ao abuso sexual de crianças no Rio de Janeiro, na Comunidade cidade de Deus. O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de exploração sexual de jovens e crianças, segundo o Observatório do Terceiro Setor.
São 500 mil vítimas por ano. Destas, 75% são meninas e pretas. Por isso, além de uma equipe de palhaços com placas oferecendo ‘abraços grátis’ e flores laranja – símbolo da campanha Maio Laranja – a ação terá também voluntários no chamado serviço de escuta para incentivar as pessoas a denunciarem abusos.
“O grande objetivo desta ação é estimular a denúncia. As pessoas têm medo, às vezes conhecem casos muito próximos, até na família, mas relutam em denunciar, e as crianças vão sofrendo essa violência durante anos, crescendo cheias de traumas”, disse André Melo, presidente da ONG ‘Nóiz’, em entrevista ao Só Notícia Boa.
Abusada quando criança
A ideia surgiu após André ver uma ação parecida na saída de um shopping na Zona Oeste do Rio e quis levar para dentro da comunidade, “onde o histórico é considerável”, segundo ele.
“Pretendemos chamar à atenção da população para a importância do envolvimento de todos na prevenção das violências sexuais contra crianças e adolescentes. Fui uma vítima de abuso na infância e adolescência” explica Mel Brito, fundadora do Espalhando Doçuras Por Aí.
“Amo servir e contribuir com algo a mais, além de mim. São 7 anos nessa caminhada espalhando doçuras por aí e agora com essa parceria inédita com o Projeto NÓIZ e o CasaShopping, disse Mel.
Maio Laranja
A ação será no próximo sábado, dia 20, na Cidade de Deus e terá pelo menos 20 voluntários.
O grupo percorrerá diversos territórios da comunidade distribuindo abraços e flores.
Leia mais notícia boa
lei federal
A Lei Federal 9.970 de 2000 instituiu o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Surgia alí o Maio Laranja.
A data é alusiva à morte da menina Araceli, violentada e morta aos oito anos de idade. Araceli, de apenas 8 anos de idade, foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES).
Com isso foi criada a campanha nacional chamada ‘Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes’, para chamar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
Como denunciar
Não se cale. Se souber de violência contra crianças e adolescentes, denuncie!
Um dos canais é o disque 100. Simples, rápido, gratuito e mantem o seu anonimato.
Se preferir, pode procurar também o Conselho Tutelar da região onde mora.
Fonte: sonoticiaboa