Os parlamentares lideraram uma comitiva para inquirir a direção da Nova Rota após uma declaração de Cidinho Santos, presidente do conselho deliberativo da concessionário, dizer que a duplicação da rodovia estava descartada e, ao invés disso, seria feita a revitalização, com construção de passarelas e viadutos de travessia urbana.
“Esta reunião foi um pedido nosso, dos deputados, com relação a uma matéria que foi publicada sobre a Rodovia dos Imigrantes. Ela é prioridade da Nova Rota e estava sendo apresentado para a gente a dificuldade do projeto que existe hoje, o projeto que está aprovado feito alguns anos atrás, infelizmente, não serve mais. A falta de espaço inviabilizaria o comércio, novo conceito, novo modelo, novo projeto, empresa entendeu essa necessidade e vai propor um novo conceito que possa atender”, disse Paulo Araújo.
“Reunião muito proveitosa. Fez um esclarecimento certo e pontuação. A Nova Rota do Oeste já incluiu como prioridade, na sua programação de 2024 e 2025, a duplicação da Rodovia dos Imigrantes. O projeto que tinha no passado está superado, porque as cidades de Várzea Grande e Cuiabá, em torno da rodovia, cresceram bastante e há muitas dificuldades no acesso a alguns bairros”, disse Júlio.
“Eles vão refazer, até porque o projeto está muito antigo, tem mais de 10 anos. As travessias vão acontecer e também a duplicação. Dentro de 30 dias eles vão apresentar a nós um estudo preliminar, uma proposta, para podermos ter o conhecimento do que realmente vai acontecer na Imigrantes”, emendou Tardin.
“A recuperação se trata de imediato e, futuramente, [tem] a duplicação. Ele vai passar um estudo para nós dentro de 30 dias, especificando o que será feito. Então, vamos aguardar esse estudo, mas estamos na expectativa de que a cidade de Várzea Grande será contemplada”, reforçou Júlio Campos.
Apesar do otimismo dos parlamentares, não está garantida a duplicação, mas, sim, a produção de um novo projeto que atenda às atuais demandas, devido a urbanização do trecho. Uma das possibilidades é a revitalização da rodovia, com a construção de passarelas para pedestres, viadutos nos acessos dos bairros, ciclofaixas e os retornos necessários para garantir a redução dos acidentes e a fluidez do trânsito.
Ao mesmo tempo, poderia ser construído o Contorno Norte, que ligaria o Distrito Industrial de Cuiabá à BR-163 nas proximidades de Jangada, sem passar pelo perímetro urbano de Várzea Grande, deslocando parte do movimento de caminhões para fora da cidade.
Fonte: leiagora