O Audi TT divide opiniões. Há quem diga que é uma excelente opção, outros já dizem que não vale a pena por conta do valor da manutenção. Ocorre que o modelo faz 25 anos desde seu lançamento com seu design polêmico e você confere um pouco da história deste esportivo que muita gente queria ter na garagem.
Audi TT – mais que design polêmico
O TT foi apresentado pela Audi em 1998 e logo chegou ao mercado exibindo um conceito que alinha velocidade e visual arrojado. Foi projetado sobre a plataforma PQ34 da Volkswagen, a mesma usada pelo Golf Mk4, o Audi A3 e o Škoda Octavia, entre outros.
Para alguns, o Audi TT é um ícone do design automotivo, principalmente por suas linhas mais limpas, estilo esportivo e proporções relativamente equilibradas. Para outros, nada mais foi do que um exagero, mas o certo é que em pouco tempo se tornou um ícone pelo visual ousado.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
O projeto foi do designer Peter Schreyer, o mesmo que idealizou o Audi A4 e A6, Kia Cadenza, Kia Sorento, entre outros.
O ponto-chave de Schreyer no TT foi a grade dianteira em forma de escudo, associada com faróis ovais, o que compreende ao esportivo essa aparência agressiva.
Já as versões seguintes evoluíram na aparência, com linhas mais nítidas e a reformulação da grade dianteira. Já a última geração ficou marcada pelo estilo ainda mais futurista, com contornos acentuados.
Mais sobre o modelo
O nome TT vem de Tourist Trophy, evento de corrida de motocicletas realizado na Isle of Man (Inglaterra) desde 1907. É considerada a corrida mais “trash” do mundo e também uma das mais perigosas.
E talvez daí veio a reputação do modelo, que em pouco tempo tornou-se sinônimo de agressividade.
No entanto, é importante considerar que a direção de um carro de alto desempenho requer habilidades e atenção especiais.
Os primeiros Audi TTs produzidos foram associados a uma série de acidentes em alta velocidade relacionados a trocas de faixas abruptas ou curvas acentuadas acima de 180 km/h (112 mph). Pouco depois, as versões passaram por um recall no fim de 1999 e começo de 2000.
A intenção foi adicionar um sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESP) da Audi, um spoiler traseiro e mudanças na suspensão para melhorar o controle dinâmico do carro em alta velocidade. Essas modificações foram posteriormente incorporadas na versão de produção do Audi TT.
Fonte: garagem360.com.br