Publicado em:
09/05/2023 às 15:23:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
O município de Diamantino esteve presente na Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2023) em Cuiabá-MT, expondo os destinos turísticos da cidade, destacando especialmente a potência do Turismo Histórico para a região. O objetivo foi apresentar, a nível de estado, a grandeza do cenário turístico e da economia diamantinense.
O evento, que completa 30 anos em 2023, começou na quinta-feira (04.05) e terminou no domingo (07.05) no Centro de Eventos do Pantanal. Diamantino esteve entre os 38 municípios mato-grossenses que participam da feira apresentando destinos e oportunidades de viagem aos visitantes que buscam conhecer ainda mais atrações turísticas e culturais do estado.
Acompanhando de perto a apresentação de Diamantino na feira, o prefeito Dr. Manoel Loureiro destaca a importância do município para a formação do estado de Mato Grosso e como sua história e cultura devem ser reconhecidas, respeitadas e preservadas.
“Estamos apresentando, nacionalmente e internacionalmente, as riquezas da nossa cidade que está completando quase 300 anos. Temos como compromisso, o resgate histórico e turístico do nosso município que abriga grandes símbolos do desenvolvimento de Mato Grosso como trechos da Expedição Langsdorff, a Casa Memorial do Viajantes e muito mais”, ressalta o gestor.
O prefeito ainda reforça o comprometimento por investimentos no setor em Diamantino “Estamos trabalhando junto da Fundação Getúlio Vargas para a revitalização do nosso Centro Histórico, desta forma, o espaço passará a ser mais adequado e convidativo aos turistas. Será a maior obra da Fundação Getúlio Vargas no Brasil, com investimento total no valor de R$ 25 milhões. Nossa amada cidade e sua história merecem”.
Caique Loureiro, secretário municipal de Cultura e Turismo, fala sobre a potencialidade de Diamantino em se tornar modelo e referência de centro histórico a nível nacional.
“Diamantino vem para se posicionar como uma cidade histórica para o Brasil e para o Mundo. Queremos que ela se conecte com as demais belezas naturais de Mato Grosso, trazendo o diferencial de ser uma cidade de quase 300 anos que contribuiu com a formação do estado. Toda riqueza histórica e social do Mato Grosso presente na cidade será fomentada”, pontuou o secretário.
O empresário Iraceldo Luiz, de 52 anos, possui pontos do seu negócio em Diamantino e avalia como positivo a participação do município na feira
“Os pontos turísticos de Diamantino tem tudo para continuar crescendo. Ver o stand da cidade repleto de informações sobre os pontos culturais, históricos e naturais me enche de orgulho. Nasci na região sul, mas sou diamantinense de todo coração”, enfatiza o empresário.
Também estão presentes Sidney Cerdeira, coordenador de Turismo; Joice Gomes Pinheiro, gerente da Fundação Cultural; Mylene Wirgues Paese, coordenadora de patrimônio; Raquel Valéria Pinho, assessora técnica, além de membros da equipe da secretaria de Cultura e Turismo.