O Wall Street Journal também relata sobre o “Projeto Magi”, que visa tornar a pesquisa do Google mais “visual, snackable, pessoal e humana”.Ele se afasta da tradicional estratégia de “10 links azuis” do Google. A nova pesquisa destina-se a ser especialmente útil quando não há “resposta certa”.
Além do ChatGPT, o modelo de negócios do Google está sendo ameaçado por recursos de pesquisa e conteúdo em aplicativos como TikTok e Instagram, que oferecem conselhos de vida ou recomendações de restaurantes. De acordo com um documento interno do Google obtido pelo WSJ, o número de sites tradicionais ativos estagnou nos últimos anos.
Um dos objetivos do Google é incorporar mais conteúdo de mídia social em seus resultados de pesquisa. O documento interno diz que o Google precisa “refinar” sua definição de conteúdo confiável. Para construir confiança no conteúdo, o Google quer fornecer ferramentas de atribuição e alfabetização, de acordo com o documento.
“Search Wars”: o “Project Magi” do Google será lançado em maio
A Samsung está considerando o Bing como seu navegador padrão, colocando mais pressão sobre o Google à medida que avança para o futuro das pesquisas com o Project Magi.
O Projeto Magi é o projeto do Google para o futuro próximo do mecanismo de busca, relata o New York Times depois de ver documentos internos. Mais de 160 funcionários estão trabalhando em tempo integral no Magi, que visa integrar novos recursos de IA ao mecanismo de pesquisa existente.
Atualização do Magi para pesquisa do Google chega em maio
Não está claro no relatório do NYT o que exatamente o Google está planejando fazer com o Magi. O que está claro é que o Magi será uma atualização da pesquisa existente que não comprometerá o negócio de publicidade com anúncios de pesquisa. Ao mesmo tempo, tornará o mecanismo de pesquisa capaz de dialogar no estilo de um chatbot. Após a atualização do Magi, o Google Search poderá responder perguntas de código e ter recursos de código, por exemplo.
A atualização Magi será inicialmente lançada para um milhão de usuários nos EUA. Os primeiros recursos serão introduzidos em maio, com mais a seguir no outono.
Uma porta-voz do Google não comenta explicitamente sobre o vazamento do Magi, mas confirma que novos recursos de IA estão chegando em breve ao Search.
O futuro das buscas do Google
O Google também está trabalhando em um mecanismo de pesquisa totalmente novo que aprenderá o que os usuários querem, pré-selecionará informações e poderá realizar diálogos sobre tópicos de pesquisa em várias instâncias.
De acordo com o NYT, o novo motor vai se sentir como falar com uma pessoa útil. Ainda não há data de lançamento.
Outros softwares de IA em desenvolvimento incluem “GIFI”, uma IA de imagem que gera imagens no Google Image Search, e “Tivoli Tutor”, um chatbot que ensina idiomas.
“Searchalong” é um chatbot no navegador Chrome que pode responder a perguntas sobre o contexto da pesquisa e da página da web, como atividades em torno de um local do Airbnb. Não há nenhuma palavra sobre quando, se ou de que forma esses produtos estarão disponíveis.
Samsung ameaça usar Bing como padrão
A Samsung está considerando tornar o Bing o navegador padrão nos smartphones da Samsung em vez da Pesquisa do Google. De acordo com o NYT, este foi um momento de pânico para o Google. A empresa acredita que a pesquisa do chatbot da Microsoft foi o fator decisivo nessa consideração, mas isso não foi confirmado.
A Samsung pode estar usando os últimos movimentos no mercado de pesquisa para negociar um acordo melhor com o Google como seu mecanismo de pesquisa padrão. Google e Samsung ainda estão em negociações, e a parceria pode continuar.
A Samsung é a maior e mais importante fabricante de smartphones Android, vendendo mais de 200 milhões de smartphones por ano com o navegador Samsung.
Fonte: Andre Lug