Na semana em que é comemorado o Dia do Trabalho, 1º de maio, o Grupo Pereira lança uma campanha de contratação exclusiva para pessoas que têm mais de 50 anos e que estão em busca de oportunidades no mercado de trabalho. Serão oferecidas 2.500 vagas, que vão do operacional ao administrativo ou ainda de atendente de caixa a gerente, em todos os estados onde há atuação do Grupo: Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.
Para se candidatar, basta fazer o cadastro em uma das mais de 100 unidades da empresa espalhadas pelo país ou se inscrever no link https://grupopereira.pandape.infojobs.com.br até o dia 7 de maio.
Hoje, a população de 50 a 59 anos corresponde a 11,4% da população, e 60 anos ou mais, 14,7%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dentro das empresas, porém, os números são diferentes: na grande maioria das companhias, esses profissionais representam apenas de 3 a 5% do quadro de colaboradores, de acordo com a consultoria Maturi. Apesar do etarismo ser uma forma de preconceito velada no mercado de trabalho, os números não mentem: 1 em cada 4 profissionais já foi demitido por conta de sua idade, segundo pesquisa realizada pelo Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior.
No Grupo Pereira o cenário é diferente. Somente em 2023, mais de 200 colaboradores acima dos 50 anos já foram contratados pela companhia.
Atualmente, o sétimo maior grupo supermercadista do Brasil possui em seu quadro de colaboradores quase duas mil pessoas 50+, ou seja, 12% do total – mais do que o dobro registrado no mercado. “Acreditamos que as organizações precisam acelerar o processo de disseminação de uma cultura cada vez mais inclusiva e é isso que procuramos fazer sempre. Precisamos enxergar esse tipo de contratação como uma oportunidade estratégica, já que a população está envelhecendo de forma acelerada. Esse processo de inclusão torna a empresa mais diversa e consciente de seu papel. Para nós, é uma mão-de-obra que entrega, é produtiva e engajada, capaz de contribuir para a inovação nos negócios”, revela Paulo Silva, diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira.
Campanha
O objetivo da campanha de contratação 50+ é, além de expandir o número de colaboradores, dar oportunidade para pessoas que querem continuar produzindo e que encontram entraves no mercado de trabalho por conta da sua idade. “O perfil das pessoas 50+ se transformou muito ao longo das últimas décadas: estão cada vez mais ativas, ‘antenadas’ com as inovações do mercado de trabalho, aptas a assumir qualquer tipo de função dentro das organizações. Além de dar oportunidade a esses profissionais, acreditamos que a contratação de pessoas 50+ traz experiência às práticas do dia a dia, segurança e diferencial estratégico, algo que só a maturidade e a vivência são capazes de trazer, permitindo também a troca de experiências com pessoas de outras idades e momentos diferentes de vida. É também uma forma de promover a diversidade geracional dentro da empresa, algo tão fundamental atualmente, que ajuda na tomada rápida de decisão, inteligência emocional, confiança diante dos desafios e liderança, skills que apenas a experiência traz”, complementa Paulo Silva.
Histórias
Eurípedes Marques de Moura, de 73 anos, foi contratado há quase 10 anos quando tinha 64 anos, para trabalhar no Supermercado Comper na loja Miguel Sutil, em Cuiabá MT. Atua na função de auxiliar de Prevenção e Perdas desde que iniciou no grupo. Ele contou que desde que passou na entrevista, sempre ofereceu o seu melhor para abraçar a oportunidade. “Mesmo aposentado tinha interesse em continuar trabalhando para ter renda complementar e também ‘ocupar’ a cabeça. Pensei que fosse ficar na empresa por um curto período, mas me faz tão bem que já faz quase uma década que estou aqui e pretendo chegar até aos 80 anos trabalhando”, disse entusiasmado.
Sobre a diferença de gerações num mesmo ambiente de trabalho Eurípedes contou que não há conflitos, pois em sua bagagem profissional, de mais de 40 anos, acumulou muita experiência que transmite para os mais jovens e também aprende com eles, assim vivem numa constante troca de experiências. “É gratificante ser valorizado no mercado de trabalho depois dos 50 anos, no meu caso depois dos 70 anos, e isso que o Grupo Pereira faz é fantástico. Tenho orgulho em trabalhar nesta empresa”, enfatizou.
Quem também trabalha no Comper é Benedita Luiza da Silva, 60 anos, como auxiliar de cozinha, na unidade do CPA I, em Cuiabá MT, há 9 anos. Ela disse que ter essa idade não atrapalha em nada a execução do seu serviço, mesmo não tendo mais a jovialidade dos mais novos. “Gosto do que faço, sou tratada com respeito e carinho e não penso em parar tão cedo”, finalizou.
Sobre o Grupo Pereira
Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira celebrou em 2022 seus 60 anos de história. Com 17 mil funcionários e 800 representantes comerciais autônomos nos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal, o Grupo Pereira tem 104 unidades de negócio, sendo 29 lojas do Comper (rede de supermercados), 52 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), cinco filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 15 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), uma agência de viagens e dois postos de combustível. Completando o ecossistema de soluções para o cliente, também fazem parte dos negócios do Grupo Pereira o braço logístico Perlog e o de serviços financeiros Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 850 mil cartões emitidos, além de seguros e assistência odontológica.
Com a missão de oferecer uma experiência de compra positiva por meio de excelência no relacionamento com clientes, fornecedores e funcionários, o Grupo Pereira colabora com a sociedade por meio de diferentes programas socioambientais.
Informações para a imprensa:
Assessoria de Imprensa do Comper MT: Studio Press Comunicação
Mariza Bazo: 6599983.8375 marizabazo@studiopresscomuniucacao.com.br
Fonte: matogrossodigital