O agente técnico da Empaer e coordenador do evento, Geraldo Donizeti Lúcio, fala que o encontro tem como público-alvo agricultores familiares, técnicos, empreendedores, acadêmicos e outros. A abertura oficial do Encontro de Turismo Rural vai contar com a participação da secretária de Estado da Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e do presidente da Empaer, Renaldo Loffi. Durante o encontro serão abordados temas como caminhadas na natureza, trilhas em diversos municípios, empreendedorismo indígena, agroindústria da transformação, desafios de empreender no meio rural e muito mais.
Últimos preparativos para abertura da Feira
Dentro da programação será realizada a feira de produtos da agricultura, que contará com a participação de mais de 50 expositores de vários municípios do Estado. Serão comercializados produtos como doces, licores, queijos, xarope, temperos, derivados da banana (doces, salgados, frita, chips), salames, matrinxã defumada, farinhas de vários sabores, café orgânico, mel, própolis, produtos agroecológicos (babaçu, farinha de coco), artesanatos, mudas exóticas, ornamentais e nativas, pacotes e promoção de trilhas e turismo rural no Estado e outros. A feira será nos dias 4 e 5 de maio, das 17 h às 22 horas. Nos dias 6 a 7 de maio, das 14 horas às 22 horas.
Donizeti destaca que a iniciativa visa fomentar a cadeia do turismo rural e servirá de guia para os técnicos da Empaer que prestam assistência técnica no segmento. Vamos mostrar que é possível gerar renda em uma propriedade rural associada ao turismo. “O evento é uma troca de conhecimento e experiência que tem como finalidade capacitar pequenos empreendedores nas regiões em que o turismo tem potencial para ser explorado, transformando a vida de pessoas com novas fontes de renda e mais oportunidades. Além de mostrar os resultados alcançados com esforço dos agricultores nos assentamentos rurais e comunidades tradicionais aliado aos programas, atividades e ações de governo”, comenta Donizeti.
A Feira Internacional do Turismo do Pantanal comemora 30 anos, é realizada pelo Governo de Mato Grosso e o Sistema Fecomércio e conta com apoio institucional da Prefeitura de Cuiabá, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), das entidades parceiras Seaf, Sebrae, Empaer e mais 14 instituições apoiadoras com entrada gratuita. A expectativa é de que cerca de 100 mil pessoas prestigiem o evento.
A FIT, que contará com palestras, rodadas de negócios, oficinas, apresentações culturais e gastronômicas, tem a finalidade de promover, divulgar e fomentar os produtos turísticos do estado em âmbito nacional e internacional.
Fonte: @empaer_mt