As “acusações” causaram revolta nos demais pares que chegaram a defender a convocação do ex-secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, para esclarecer os fatos e citar quem são os deputados a quem Wilson se refere.
“Lamentável a fala do deputado Wilson Santos. Ele jogou nós todos na vala, apesar de ter falado que os deputados já estavam aqui. Eu nunca estive com o secretario Bustamante, e acredito que ele deveria pensar antes de falar uma besteira dessa. É um falastrão. Ele tinha que dar o nome às pessoas”, disse o deputado estadual Fabio Tardin (PSB), que ingressou no Parlamento esta semana.
O socialista vai mais além e ainda sugere que o colega de parlamento seja acionado no Conselho de Ética do Legislativo Estadual. “Eu acho que deveria acionar ele dentro do Conselho de Ética. Agora, investigação sobre o caso dentro da Casa não vejo necessidade, porque o Ministério Público já instaurou procedimento e vai fazer as investigações, mas acredito que temos que convocar o secretário justamente para prestar esclarecimento”, completou.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) acredita que Wilson terá que se explicar perante aos parlamentares. “Ele colocou todo mundo sob suspeita, isso está dando o que falar. Eu estou tranquilo com relação a isso, é uma denuncia que em nenhum momento me preocupa, mas o deputado Wilson vai ter que coçar a cabeça para se explicar”, colocou.
Outros parlamentares, contudo, acreditam que o social-democrata foi “infeliz” e “falou demais”. “Acho que Wilson falou demais e quem fala demais dá bom dia a cavalo. A fala dele foi infeliz”, disse o deputado estadual Gilberto Cattani (PL).
“Fala infeliz. Ele menciona que foi da legislatura passada, mas ele coloca em xeque a Casa. Ele é maior de idade, tem uma trajetória politica de mais de 35 anos e deve ser responsável pela sua fala”, completou o deputado estadual Juca do Guaraná Filho (MDB).
O emedebista também defende a convocação de Bustamante, e afirma que se fosse presidente da Casa de Leis providenciaria isso. “Se eu tivesse como presidente, primeiro ia pedir para que ele [Wilson Santos] desse explicações. Também sou a favor que chame o Bustamante e chame o Wilson para se explicarem e depois tomar qualquer providência”, concluiu.
O deputado estadual Júlio Campos (União) lamentou o fato e disse que o seu colega de parlamento exagerou na fala. Por outro lado, afirma que isso é normal na política. “[…] isso ocorre, nós políticos falamos demais”.
Por fim, o deputado estadual Max Russi (PSB) cobrou um posicionamento mais duro por parte da presidência. Para ele, o ex-secretário de Segurança Pública precisa ser convocado para citar quem são os deputados em questão. “Nós queremos nomes. Wilson falou que não tem nomes, então tem que chamar o Bustamante”, finalizou.
O assunto foi tratado durante Colégio de Líderes realizado na manhã desta quarta-feira (3), e apesar da revolta dos parlamentares, a presidente em exercício do Parlamento Estadual já descartou instaurar qualquer investigação sobre as denúncias feitas por Wilson, e também afastou a possibilidade de convocação de Bustamante.
Fonte: leiagora