Sophia @princesinhamt
Política

Vereadores acionam TCE em busca de solução para liberação de 10 mil títulos em Cuiabá

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá
A Câmara de Vereadores deve buscar ajuda com o Tribunal de Contas do de (TCE-MT) para acelerar a liberação de cerca de 10 mil ítulos de propriedade imobiliária que estão empacados na Prefeitura de Cuiabá. A informação foi confirmada pelo presidente da Comissão de Regularização Fundiária e Desenvolvimento Rural da Casa de Leis municipal, o vereador Sargento Joelson (PSB).
 
De acordo com o vereador, a comissão deve se reunir nesta quinta-feira (27) para estudar uma forma de pedir ajuda ao TCE e desempacar a liberação dos processos que estão parados há dois anos na Secretaria de Meio Ambiente do município.
 
“Está faltando somente a aprovação dos loteamentos pelo município de Cuiabá. São Loteamentos já consolidados, não tem porque não ser aprovado. A prefeitura simplesmente não analisa esses processos para devolver para o estado. Os processos estão parados na Secretaria de Meio Ambiente, são 10 mil famílias que poderiam receber esses títulos”, afirmou o vereador durante conversa com a imprensa na manhã desta quinta-feira.
 
Os bairros que estão sendo prejudicados são: CPA 4, Residencial Pomeri, Altos da Boa Vista, João Bosco Pinheiro, Jardim , Três Poderes, Renascer, Jardim união, Jardim , Jardim Florianópolis, Pedregal, Sonho Meu, Vista da Chapada, Voluntários da Pátria e Jardim Fortaleza.
 
Intermat também reclama
 
Na noite dessa segunda (25), o Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) entregou mais mil títulos às famílias do CPA 1, que aguardavam por 40 anos a regularização do imóvel. Durante a entrega, o presidente do órgão, Serafin denunciou a falta de boa vontade e interesse de trabalhar pela população de Cuiabá do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que tem empacado a liberação de 6 mil títulos de propriedades definitivo há quase dois anos.
 
O representante do governo afirmou que o processo foi protocolado em julho de 2021 e ainda aguarda a liberação da prefeitura para que essas famílias possam ser beneficiadas com o título das casas e com isso tenham segurança jurídica e familiar. O documento dá a posse em definitivo e regularizada do imóvel, permitindo, inclusive que essas residências possam ser deixadas de heranças ou vendidas, em caso de necessidade.

Fonte: leiagora

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.