Forças russas dispararam mísseis contra alvos na Ucrânia no segundo grande ataque aéreo em três dias, nesta segunda-feira, 1, destruindo prédios e ferindo ao menos 34 pessoas na cidade de Pavlohrad, no leste ucraniano, depois de não conseguirem atingir a capital, Kiev.
Sirenes de alerta começaram a soar pela capital por volta das 3h45 da manhã, seguidas de sons de explosões quando mísseis foram interceptados por sistemas de defesa. De acordo com autoridades ucranianas, 15 dos 18 mísseis de cruzeiro foram abatidos com sucesso.
O ataque segue o lançamento de sexta-feira de mais de 20 mísseis de cruzeiro e dois drones explosivos na Ucrânia, que foi o primeiro a atingir Kiev em quase dois meses.
+ Ataque que matou 16 é como Rússia ‘responde a propostas de paz’, diz Kiev
Os únicos relatos de danos generalizados foram em Pavlohrad, um centro ferroviário atrás das frentes sul e leste. Mykola Lukashuk, chefe do conselho da região de Dnipropetrovsk, disse que o ataque danificou 19 blocos de apartamentos, 25 casas, três escolas, três creches e várias lojas. Os 34 feridos incluíam três crianças, segundo o político.
Os ataques também danificaram a infraestrutura da rede de energia da Ucrânia, que levará vários dias para ser consertada, de acordo com o ministro da Energia, Herman Haluschenko. Ele disse que quase 20.000 pessoas na cidade de Kherson e região mais ampla ficaram sem energia, junto com um número não especificado de pessoas na região de Dnipropetrovsk, incluindo a cidade de Dnipro.
Fonte: Veja