Evento reúne diversas coreografias de academias de dança e oferece formação para artistas locais
Cuiabá recebe neste fim de semana a 4ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança, que, além de muita dança nos palcos, traz para a capital cursos e workshops, com professores renomados para auxiliar na formação de coreógrafos e bailarinos locais. Nos dias 28 e 29, o evento acontece no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso, às 20h. O Internacional Dance Day ou Dia internacional da dança (DID) é comemorado desde 1982, simultaneamente no mundo inteiro, trazendo visibilidade mundial à arte, instituído pelo Conseil International de La Danse e pela Unesco.
A Mostra DID busca, a cada ano, trazer profissionais que possam fortalecer o aprendizado com cursos e comentários, onde todos os participantes terão a oportunidade de experimentar, trocar, aprender e evoluir, observando as orientações de cada professor, com feedbacks que acrescentam e colaboram com o crescimento artístico de coreógrafos e bailarinos.
“Para mim é muito gratificante poder colaborar com a dança no estado, poder fazer com que as pessoas venham pra cá, apresentar sua arte e consumir a dança na capital, sem a necessidade de se deslocarem até outros centros. No ano passado a gente trouxe 3 professores. Este ano temos a felicidade de trazer 5, que além de darem a oficina para alunos, ainda vão fazer uma mostra comentada. Ou seja, a cada coreografia que assistirem, vão dar suas impressões”, destaca Rafael Cerigato, produtor do evento.
No sábado, das 08h às 18h serão ministrados cursos no Espaço Roda, bem como no domingo, só que das 08h às 09h30. Às 10h acontece uma roda de conversa, onde cada professores vai falar um pouquinho da sua vivência, história e plano de carreira, na Sala Anderson Flores, anexa ao Cine Teatro Cuiabá.
“Mato Grosso se destaca no cenário nacional como um polo produtor de grande qualidade e referência no cenário da dança, por isso, para nós, esse encontro entre as academias e profissionais de dança é muito importante para fomentar ainda mais o setor”, afirma a Coordenadora Geral do projeto Vambora, Silvana Cordova.
Uma novidade é que as duas noites da Mostra serão transmitidas ao vivo pelo canal do Espaço Roda, no YouTube, possibilitando que familiares e amigos dos bailarinos de outras cidades possam assisti-los, durante sua apresentação.
A IV Mostra DID (Dia Internacional da Dança) é uma produção do Vambora, em parceria com Espaço Roda e patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, de Mato Grosso (Secel-MT).
Serviço
O que: a 4ª Mostra DID – Dia Internacional da Dança
Quando: 28, 29 e 30 de abril
Onde: Teatro da UFMT, Espaço Roda e Sala Anderson Flores
Mais informações: https://didcuiaba.wixsite.com/didcuiaba
Com Assessoria
Fonte: noticiapositiva