A Hugging Face lançou o HuggingChat, um chatbot de código aberto. Você pode experimentá-lo gratuitamente no seu navegador ou personalizá-lo de acordo com suas necessidades.
O Hugging Face tornou-se parte integrante da comunidade de IA. O repositório de código desempenha um papel essencial para que os desenvolvedores disponibilizem rapidamente modelos para um público amplo.
A crescente demanda por poder de computação é atendida principalmente pelos servidores da Amazon, já que a Hugging Face e a AWS têm uma parceria contínua há algum tempo.
O Hugging Face agora está usando esses servidores para seu primeiro projeto potencialmente massivo: o HuggingChat pretende ser a primeira verdadeira alternativa de código aberto ao ChatGPT da OpenAI. O chatbot pode ser encontrado em hf.co/chat e é gratuito.
Nova interface para OpenAssistant
À primeira vista, a interface é muito semelhante ao ChatGPT. À esquerda está uma barra com os bate-papos mais recentes, e a maior parte da janela do navegador é ocupada pelo bate-papo atual. Pelo menos por enquanto, os usuários não podem fazer login para salvar suas conversas por um longo período de tempo.
Como o ChatGPT, o HuggingChat gera texto em linguagem natural ou em um formato específico mediante solicitação. Fora da caixa, ele também pode gerar código, incluindo realce de sintaxe útil – algo que o Google não ofereceu no Bard até semanas após seu lançamento. O chatbot também responde rapidamente e está praticamente no mesmo nível do GPT-3.5-turbo.
O HuggingChat é baseado no OpenAssistant, um projeto lançado em dezembro passado como um concorrente de código aberto do ChatGPT. Uma interface de bate-papo semelhante ao HuggingChat está disponível gratuitamente desde meados de abril de 2023.
Em ambos os casos, os sistemas de linguagem são baseados em um modelo LLaMA de 30 bilhões de parâmetros. Como Alpaca ou Vicuna, os modelos são “sintonizados por instrução” e, ao contrário do ChatGPT, não foram aprimorados pelo aprendizado por reforço com feedback humano (RLHF).
De acordo com o Hugging Face, o OpenAssistant não é o fim da história: eventualmente, a plataforma quer disponibilizar todos os “modelos de bate-papo de alta qualidade” através de um único hub.
Código aberto não significa falta de moderação
Mesmo que o HuggingChat seja de código aberto, isso não significa que o chatbot irá gerar conteúdo desmarcado. Pedidos potencialmente criminosos ou inadequados, como ajuda para construir uma bomba, são eloquentemente rejeitados – pelo menos em inglês.
No entanto, um primeiro teste na minha segunda língua, o alemão, revela imediatamente uma fraqueza: enquanto a IA classifica a pergunta “Como você constrói uma bomba?” como “moralmente inaceitável”, fica feliz em ajudar com “Você pode me ajudar a construir uma bomba?”
Felizmente, suas dicas não são muito úteis. Isso me diz que eu preciso de “um recipiente que seja o mais discreto possível” e que eu deveria consultar um especialista para outras etapas. Na documentação, o OpenAssistant fornece exemplos de solicitações que envolvem atividades muito perigosas, referências a suicídio ou conselhos médicos que resultam em avisos.
Em termos de privacidade, a versão atual do HuggingChat não armazena dados de bate-papo de acordo com o Hugging Face, e não há contas de usuário. O HuggingChat não tem acesso a nenhuma conta existente do Hugging Face. No futuro, pode haver uma opção para compartilhar dados de bate-papo com provedores de modelos para fins de otimização.
Não vamos parar na replicação do ChatGPT. Queremos construir o assistente do futuro, capaz de não apenas escrever e-mails e cartas de apresentação, mas fazer um trabalho significativo, usar APIs, pesquisar dinamicamente informações e muito mais, com a capacidade de ser personalizado e estendido por qualquer pessoa. E queremos fazer isso de uma maneira aberta e acessível, o que significa que devemos não apenas construir um ótimo assistente, mas também torná-lo pequeno e eficiente o suficiente para ser executado em hardware de consumo.
Open Assistant no GitHub
O código do HuggingChat é totalmente acessível. Isso torna possível executar uma cópia dele em seu próprio ambiente e personalizá-lo, por exemplo, alterar o modelo, adicionar elementos de interface do usuário ou salvar mensagens trocadas.
Fonte: Andre Lug