Publicado em:
26/04/2023 às 16:18:00
Fonte: Assessoria da Prefeitura
Com o objetivo de aumentar o índice educacional, oportunizar a adultos e idosos o retorno aos estudos, a Secretaria Municipal de Educação de Diamantino lançou, neste mês de abril, o programa Mais MT Muxirum, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
O coordenador do programa em Diamantino, Osvaldo Rodrigues, explicou a importância do Mais MT Muxirum.
“Este programa coloca o município na vanguarda da erradicação do analfabetismo no Estado de Mato Grosso. A expectativa da gestão, juntamente com os parceiros envolvidos neste processo, é de atender, neste ano, mais de 100 alunos de Diamantino que não foram alfabetizados”.
Dona Norberquina de Lara, de 65 anos, é uma das inscritas no programa. A diamantinense faz parte das pessoas que não foram alfabetizadas na idade certa. Ela conta que ficou muito contente ao receber o convite.
“Uma conhecida me contou do programa e me convidou para estudar. Eu fiquei muito alegre com o convite e aceitei, porque eu nunca estudei. Eu estou empolgada para o início das aulas”. A aposentada afirmou que seu maior sonho é poder enviar mensagem para sua família e não depender de alguém para fazer isso. “Eu quero aprender a ler e escrever para poder mandar mensagem no celular para minha família”.
A secretária municipal de Educação, Rosi Carris, reafirmou o compromisso da gestão em promover melhorias para a população.
“Trabalhamos com o objetivo de transformar realidades por meio da educação. Estamos em parceria com o estado de Mato Grosso contribuindo com a alfabetização de jovens e adultos em nosso município. O programa vem para cooperar com a inclusão social e criar oportunidades por meio da educação”.
O coordenador do programa em Diamantino, Osvaldo Rodrigues, informou que a adesão ao programa vem sendo bastante satisfatória, uma vez que as pessoas estão buscando essa oportunidade de aprendizado que está sendo ofertada.
“Nós, da Secretaria Municipal de Educação, fizemos a divulgação pelas redes sociais e por meio de carro de som convidando a população, e as pessoas ouviam e procuravam a Secretaria, bem como as alfabetizadoras”, acrescentou.
Já são 120 alunos inscritos no programa, desse total, 35 são da zona rural e os demais, 85 alunos são da zona urbana. Ao todo, são 11 turmas.
A coordenadora de Gestão Pedagógica da Diretoria Regional de Educação de Diamantino, Daniela Aparecida Gomes, destacou a importância do trabalho com esse público que ainda não sabe ler e escrever.
“É um programa pensado para ajudar esse público que não foi alfabetizado. O conhecimento é algo indispensável, notamos a alegria, o brilho no olhar daquela pessoa que consegue sozinha começar a ler e escrever e não depende mais do outro para fazer isso, é um trabalho muito gratificante”.
As inscrições para novos alunos seguem abertas até maio, os interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação de Diamantino, das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.