A marca é a BYD, atualmente a maior fabricante de eletrificados do mundo. Em parceria com a Marcopolo, a chinesa vai testar o ônibus elétrico em Curitiba, o D11B. A ideia é reduzir a emissão de poluentes em uma grande cidade, reduzindo a dependência do transporte público por combustíveis fósseis. Entenda!
![Onibus-Sustentavel-1 ônibus elétrico](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16022346/onibus-sustentavel-1.jpg)
Detalhes do ônibus elétrico em Curitiba
O D11B será testado até o dia 30 de maio em alguns trajetos na cidade de Curitiba. Com 22 metros de comprimento, o veículo foi desenvolvido em conjunto, com a carroceria Marcopolo Attivi Express, equipado com suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada eixo, freios a disco com ABS/ EBS, além de sistema regenerativo. A ideia é proporcionar maior segurança e autonomia.
Durante o teste, serão avaliadas a viabilidade técnica e operacional do veículo, e a BYD espera atender ao Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, com veículos de alta eficiência energética, conforto e segurança.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Com zero emissão de carbono, o modelo D11B tem autonomia de até 250 quilômetros e capacidade para transportar 170 passageiros.
“A cidade de Curitiba está sempre na vanguarda da mobilidade, oferecendo à população o que há de melhor no transporte público do Brasil. Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1311 árvores”, afirma Marcello Von Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD Brasil.
A Attivi Express
A carroceria Attivi Express é voltada para o transporte público para modelos de chassis com propulsão elétrica para circulação em corredores troncais de médias e longas cidades, como os usados em Curitiba.
![Onibus-Eletrico-1 ônibus elétrico em Curitiba](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16022345/onibus-eletrico-1.jpg)
O modelo foi projetado com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto aos passageiros, além de ser uma opção de transporte mais sustentável. Nem por isso, deixou de ser atraente. Seu design não é só funcional, como também arrojado.
Além disso, conta com sistema de iluminação externa em LED, e um sistema de câmeras de alta definição, que substituem os espelhos retrovisores tradicionais e aumentam a segurança nas laterais do veículo.
Também dispõe de itens inéditos, como sistema de entretenimento para passageiros, monitores instalados no teto, poltronas estofadas com apoio de cabeça e tomadas USB, rampas para cadeirantes, sistema de monitoramento, entre outros recursos.
BYD planeja aumentar produção de ônibus elétricos
Com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, a BYD possui capacidade de produzir até 2 mil chassis de ônibus elétricos por ano.
O objetivo é baratear ainda mais os eletrificados, mesmo o custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia sendo até seis vezes menor do que um ônibus a diesel.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br