A guia turística e empresária, Fabiana Pereira Silva, falou sobre seu empreendimento, que tem recebido turistas de várias partes do Brasil e do mundo. “Já tive a satisfação de receber pessoas de outros países, como Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Portugal e Rússia, recebemos”, contou.
O Cânion das Índias é uma propriedade particular, que funciona em um sítio. Quando foi inaugurado para atender os turistas, primeiramente, recebeu o nome Maravilhas de Deus. “Durante o reconhecimento do lugar, vimos que era uma região de cânions, ou seja, são vales profundos com encostas quase verticais, que podem se estender por centenas de quilômetros e atingir até 5 mil metros de profundidade. Além disso, existe uma lenda do ambiente que narra a história de três índias irmãs: Jaciara, Inara e Tainá. Daí surgiu o nome deste lugar”, explicou a empresária.
Segundo Fabiana, para aproveitar o lugar, é preciso ser acompanhado por um guia turístico certificado. Além disso, é necessário que o cliente faça a reserva para o dia todo. “Há vários pontos para banho de cachoeiras: “Dentre elas, a Cachoeira do Mistério, a Cachoeira Maravilha e a Cachoeira Maria Bonita. Os cenários deslumbrantes vão surgindo quando se põe o pé na trilha, entre a mata ciliar e os paredões imponentes”, completou.
Para chegar no ambiente natural, que tem cerca de 45 km (entre o Centro do município e o assentamento Plano Piloto), é necessário veículo próprio. A empresa não oferece serviço de transporte, mas alguns grupos de turistas fazem excursões e, às vezes, costumam alugar ônibus.
“O percurso de trilha é acompanhado por guias ou condutores, lembrando que todos os turistas têm um seguro de trilha. O serviço é oferecido somente com reserva, e trabalhamos todos finais de semana e feriados”, acrescentou.
Orientação – Questionada sobre informações necessárias aos turistas em apreciar o ambiente natural, orientou: “Sempre que fechamos com os turistas, orientamos para levem calçados fechados, lanche, água e roupa de banho. Também, antes de saí para trilha, falamos sobre o lixo, para que eles não possam deixá-lo, trazê-lo de volta e fazer o descarte correto, até mesmo cascas de frutas”, finalizou.Contato – Mais informações sobre o Cânion das Índias podem ser obtidas pelo telefone (66) 98401-8207.
Fonte: leiagora