Conforme a tecnologia avançou na sociedade, as propagandas de veículos acompanharam a evolução e apresentaram as mais variadas estratégias em comerciais de TV.
Desta forma, na busca pelo destaque entre a concorrência, alguns caminhos incomuns foram utilizados por fabricantes, inclusive envolvendo morte, como essa campanha da Hyundai.
Comercial da Hyundai envolvendo morte chocou o mundo
Obviamente toda publicidade de veículo (assim como qualquer outro produto) procura causar impacto no público.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
Porém, na busca por chamar a atenção e consequentemente atrair o cliente, as empresas podem pecar, como aconteceu nesse caso há 11 anos.
A montadora envolvida na ocasião foi a Hyundai Motors, fabricante chinesa de veículos com alcance global.
Em 2012, a Hyundai teve a ousada ideia de envolver diretamente a morte ao destacar um sistema de segurança do modelo Veloster.
O resultado não foi nada agradável, já que a montadora não imaginou que envolver o momento mais desafiador da existência humana seria um tema extremamente sensível e capaz de chocar o mundo.
Bastidores e repercussão imediata
Como dito acima, o comercial produzido há mais de dez anos para o Hyundai Veloster tinha como principal objetivo destacar uma função de segurança do veículo.
Por este motivo, a montadora decidiu colocar literalmente a morte como um personagem da propaganda.
O vídeo buscava dar visibilidade ao modo de abertura de portas traseiras, diferente do que convencionalmente era praticado na época.
Assim, a propaganda trazia de forma aterrorizante a possível consequência fatal de sair pela porta traseira ao lado de uma via, inclusive destacando essa tecnologia como presente em um modelo de uma montadora rival.
Desta forma, o comercial ressaltava as três portas do Hyundai Veloster (apenas uma porta traseira do lado direito), função que permitia a saída do passageiro traseiro apenas pelo lado distinto da via, frustrando os ”planos da morte”, disposta a ceifar a vida do viajante.
Apesar da importante conscientização por trás da propaganda, a forma explícita como a passageira do vídeo poderia perder a vida, chocou o público.
A repercussão extremamente negativa por parte também da imprensa fez com que o comercial fosse banido.
Veja abaixo o comercial banido na Holanda. Atenção, o vídeo a seguir contém imagens fortes.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br