Sophia @princesinhamt
Política

Em programa com apoio de Lula, Márcia mostra a real situação do ensino público em MT

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

Da Assessoria

O oitavo programa eleitoral da candidata ao governo de Mato Grosso, Marcia Pinheiro, da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas” – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT e PC do B, com apoio do PSD, PP e Solidariedade -, foi totalmente destinado ao tema Educação. Como porta-voz da população, Marcia apresenta uma série de vídeos, feitos via celular, por professores e pais de alunos, enviada pelas redes sociais. As imagens denunciam uma realidade bastante diferente daquela apresentada pelos balanços do atual governo. “O que vimos foi um total descaso do governo de Mato Grosso com as escolas, com os estudantes e com ensino público”.

Por todo Mato Grosso existem escolas fechadas, escolas sem condições de utilização, escolas que vão fechar, alunos ‘despejados’ de salas de aulas e muitos pais e professores preocupados, revoltados com o desmonte da educação pública estadual. Em três anos, pelo menos 69 escolas estaduais foram desativadas, deixaram de existir, e outras 23 – dado anunciado pelo atual governador – serão fechadas no próximo ano.

Para o professor de Mirassol do D´Oeste, Oziel de Souza Lima Leite, “o redimensionamento das escolas estaduais é uma palavra muito bonita que o governo de Mato Grosso criou para fechar escolas”, afirmou. A Escola Estadual ‘Irene Ortega’ está fechada desde janeiro.

A realidade pode ser ainda mais difícil para uma criança de apenas quatro anos de idade. A dona de casa Adriana Ferreira, moradora da comunidade de Aparecida Bela, de São José dos Quatros Marcos, gravou um vídeo mostrando o fechamento da única escola estadual da localidade, a ‘E.E. Maria Eduarda’. “Eu tenho uma filha de quatros anos. Vou ter que mandar para Quatro Marcos, gente?”, denuncia. A opção para manter a filha estudando é enviar a criança para uma escola municipal em São José dos Quatro Marcos, a cerca de 40 quilômetros de distância, e por estrada em péssimas condições. “Vou colocar uma criança em um ônibus para ela levar uma hora, uma hora e meia para chegar à escola? No seu desabafo, Adriana pede para que o governo “olhe com carinho para nossa sociedade, para nossas crianças e para nossa educação”.

De Sorriso, a capital nacional do agronegócio, Eunice Alves denuncia o fechamento da escola estadual, a ‘E.E. Arão Gomes Bezerra’, que já chegou a atender 700 alunos. “Mauro Mendes assumiu e fechou a escola. Esses alunos, inclusive da educação de jovens e adultos, não têm mais o que fazer. O Ceja em Sorriso acabou”.

Também de Mirassol D’ Oeste, o professor Marcos Lessa apresenta uma outra realidade de descaso, dessa vez na E.E. Benedito Cezário da Cruz. “Gostaria de mostrar o descaso do governo de Mato Grosso com relação à educação, mostrando esse ambiente da nossa escola que é um auditório”. As imagens mostram o espaço destelhado, sem qualquer cobertura.

Ainda repercutindo os impactos do fechamento da Escola Estadual ‘Maria Eduarda’, na comunidade Aparecida Bela, de São José dos Quatro Marcos, está a dona de casa Ângela Soldera. “Fechando a escola o que será de nós? Nada, né? Vou ter de colocar minhas crianças para rodar 20 quilômetros dentro de um ônibus, se nem estrada a gente tem. Dá para creditar nisso? Mas infelizmente é uma realidade que afeta muita gente, todo santo dia”, frisou Marcia.

PLANO GENTE – A construção do eixo Educação do Plano Gente do governo Marcia Pinheiro, conta com a colaboração da ex-reitora da Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Neder, uma referência em ensino. “Nosso maior objetivo é mudar essa realidade e o mais rápido possível, propondo um grande avanço no ensino público estadual, começando pela revisão do currículo e a volta do assessor pedagógico presente na escola. Assim vamos preparar o estudante melhor para o Enem e para vida”.

Outra grande proposta, compromisso de Marcia, é a oferta da escola em tempo integral para estudantes do ensino médio, com atividades extracurriculares, de lazer, de esportes e culturais. Haverá ainda oferta de uma alimentação balanceada no período escolar. Tudo para manter nossos jovens longe das ruas. “E os profissionais da educação podem ficar tranquilos. Todos serão valorizados e terão seus diretos respeitados, como a RGA garantida todo ano, como é feito pela prefeitura de Cuiabá. Todos meus compromissos com a educação são sagrados. Vou trabalhar para inclusão total de jovens e adultos na escola. E para quem estiver finalizando o Ensino Médio, vamos implantar um programa de estágio remunerado para garantir uma experiência profissional de pelo menos três meses, preparando o jovem para o mundo do trabalho. Nesse nosso Mato Grosso para todos, vamos investir para melhorar a estrutura das escolas e a qualidade do ensino. Acredito que a grande obra é cuidar das pessoas”.

LULA – Neste oitavo programa, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva afiança a campanha de Marcia, declarando seu apoio à candidatura. “Com Marcia, vamos construir uma grande rede de proteção social e começar uma nova história em Mato Grosso”.

Veja abaixo o programa da candidata Márcia Pinheiro:

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.