Sophia @princesinhamt
Cinema

entre seu trabalho e a adaptação da empresa.

2024 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O Senhor dos Anéis é uma das franquias mais importantes da cultura pop. Fruto da mente de J.R.R. Tolkien, a saga é extremamente protegida pelos familiares do autor – mesmo que hoje existam adaptações em variados formatos.

Parte dessa rede de proteção, a licença do Tolkien Estate é um tanto rígida, a ponto de proibir qualquer produção inspirada no universo fantástico que não seja parte de um contrato. No entanto, é impossível que a obra que beira o centenário não seja bombardeada por mentes criativas.

O maior fracasso de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder finalmente vem à tona: A série da Amazon perde mais da metade de seus espectadores pelo caminho

Apesar da motivação normalmente vir dos representantes para barrar potenciais usos da propriedade, há pouco tempo o autor da fanfic “The Fellowship Of The King” processou a Amazon e o instituto alegando o roubo de ideias da sua história para O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder. Ele solicita pelo menos US$ 250 milhões para a resolução do caso.

Trata-se do caso de Demetrious Polychron, que, ironicamente, publicou uma fanfiction na Amazon baseada na saga. Ao que parece, ele preparou o terreno para argumentar seu processo: registrou o livro no Escritório de Direitos Autorais dos Estados Unidos em 2017 e enviou uma carta ao neto de Tolkien e ao diretor do órgão descrevendo o livro e solicitando uma revisão do seu texto. Ele não obteve resposta.

Dois anos depois, “com entusiasmo em colaborar com os réus e na expectativa de publicar seu livro ao público”, Polychron contratou um advogado para reforçar o contato e a resposta foi a rejeição de “qualquer tentativa de colaboração no dia seguinte”.

“Ninguém conseguiu entender”: Ator de O Senhor dos Anéis brigou com Peter Jackson – e só se resolveram anos depois

Por fim, ainda afirma ter entregado uma cópia do manuscrito para Simon Tolkien. Sem resposta, ele solicitou o camalhaço de volta e informou o diretor da The Tolkien Estate que “ele publicaria TFOTK e uma série adicional de seis livros, independentemente”.

A publicação aconteceu no mesmo mês em que Os Anéis do Poder começou a sua transmissão no Prime Video. Vistas as semelhanças entre as histórias, como a apresentação de uma hobbit chamada Elanor em ambas as histórias, agora o escritor entrou com o processo contra a megacorporação e os representantes da herança de Tolkien.

Enquanto o processo segue sem grandes novidades, a produção da segunda temporada de Os Anéis de Poder continua a todo vapor no Reino Unido. Ainda sem previsão de estreia, a produção adicionou há pouco Ciarán Hinds, de Game of Thrones, no elenco.


O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder

Fonte: adorocinema

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.