A Dafra NH 300 2024 é a mais nova opção trail no Brasil. Apesar de não ter todos requisitos básicos deste segmento, como vamos detalhar nesta reportagem, a moto é sim uma alternativa para quem procura modelos como Honda XRE 300 e Yamaha Lander 250.
Como diferencial frente às concorrentes, a NH 300 oferece um estilo que vai mais para o crossover, como uma CB 500X, mas de menor cilindrada. Vale lembrar que dentro deste espectro, também é possível considerar a Zontes T310 e BMW G 310 GS, mas com valores mais altos.
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Para ajudar quem procura NH 300, Lander 250 ou NH 300, o MOTOO fez um levantamento com informações de motor, potência, consumo e preço das motos. Veja a seguir:
Motor e potência
Os dados mostram que a Lander 250 tem desempenho abaixo do das rivais. Naturalmente, a moto Yamaha é a que possui motor de menor cilindrada: rende até 20,9 cavalos com etanol (todos os detalhes de ficha técnica estão no final desta reportagem).
Por sua vez, a XRE 300 vai a 25,6 cavalos (etanol). Aqui vale ressaltar que a NH 300 roda somente com gasolina, mas também é a única das 3 que tem motor com refrigeração líquida. Além disso, a Dafra possui câmbio de 6 marchas, enquanto as outras vão com o de 5 marchas.
Consumo
Sobre os dados de consumo, infelizmente, conseguimos obter informações apenas do modelo Honda: a XRE 300 faz 21,6 km/l, rodando com etanol, e 30,5 km/l, com gasolina, em dados aferidos pelo Instituto Mauá. Por experiência própria, sei que a Lander 250 também é bem econômica, mas ainda não há relatos sobre a NH 300.
Suspensões
A principal diferença da NH 130 para XRE 300 e Lander 250 está no chassi. Para começar, o modelo Dafra possui rodas de 19 polegadas na dianteira, enquanto as rivais usam a de 21 polegadas. Além disso, na traseira ela também é menor, com 17 polegadas, contra às 18 polegadas de Honda e Yamaha.
Isso já demostra a menor capacidade off-road da Dafra, o que também fica mais latente em seu curso de suspensão, que é mais curto do que o das concorrentes (veja os detalhes no comparativo de fichas técnicas). Isso é o que determina mais o estilo crossover da NH 300, porém, com rodas raiadas, a moto não deve apresentar dificuldades em pequenos trechos fora-de-estrada.
Freios
Para os sistema de frenagem vemos NH 300, XRE 300 e Lander 250 om ABS nas duas rodas. Além disso, contam com disco na dianteira e na traseira. Uma das diferenças ficam por conta dos diâmetros, que são maiores na Dafra, intermediários na XRE 300 e menores na Lander 250. Vale ressaltar que a Yamaha é a mais leve de todas, com 153 kg (peso líquido).
Do lado de Honda e Dafra, as empresa divulgam o peso seco, sem considerar os fluidos e combustível, ficando com 148 kg, a XRE 300, e 154,3 kg, a NH 300.
Painel e luzes
As três motos apresentam painéis digitais, mas não são tão modernos. Todos pregam por uma simplicidade, mas o da XRE 300 se diferencia por seu estilo “black-out”, com o fundo escuro, enquanto Lander e NH vão em uma linha mais tradicional com fundos claros.
Sobre o sistema de iluminação, a Lander 250 possui LED no farol e na lanterna, enquanto XRE 300 e NH 300 são “Full-LED”.
Preço e mercado
Aqui vale um detalhe importante: a XRE 300 está com o fornecimento interrompindo por tempo indeterminado. Em meio a rumores sobre uma renovação da moto com a inserção do sobrenome Sahara, o modelo sofreu com “impactos da cadeia de suprimentos”, segundo. Antes disso, o modelo tinha preços sugeridos de R$ 23.190 (XRE 300 ABS) e R$ 23.670 (XRE 300 Rally e XRE 300 Adventure).
Para Lander 250 e NH 300 os valores são os mesmos de R$ 23.990. É importante pesquisar quanto está o preço em sua região porque sabemos que os valores definidos pelos concessionários podem variar bastante, além de também existir uma grande diferença pelo frete cobrado.
FICHAS TÉCNICAS |
DAFRA NH 300 |
HONDA XRE 300 |
YAMAHA LANDER 250 |
PREÇO SUGERIDO* | R$ 23.990 | Indisponível | R$ 23.990 |
MOTOR |
1 cilindro, 278,3 cc |
1 cilindro, 291,6 cc | 1 cilindro, 249 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
ARREFECIMENTO | Líquido | Ar | Ar |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Flex | Gasolina |
POTÊNCIA | 25,2 cv a 7.500 rpm | 25,6 cv a 7.500 rpm | 20,9 cv a 8.000 rpm |
TORQUE | 2,45 kgfm a 6.000 rpm | 2,80 kgfm a 6.000 rpm | 2,1 kgfm a 6.500 rpm |
CONSUMO | Não divulgado | Não divulgado | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | Não divulgado | 79,0 x 59,5 mm | 74,0 mm x 58,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas | 5 marchas | 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.068 mm | 2.195 mm | 2.150 mm |
LARGURA | 900 mm | 838 mm | 820 mm |
ALTURA | 1.357 mm | 1.215 mm | 1.210 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.405 mm | 1.417 mm | 1.385 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 180 mm | 259 mm | 270 mm |
ALTURA DO ASSENTO | Não divulgado | 860 mm | 875 mm |
PESO | 154,3 kg (peso seco) | 148 kg (peso seco) | 153 kg (peso líquido) |
TANQUE | 11 litros | 13,8 litros | 13,6 litros |
FREIOS | ABS | ABS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 288 mm | Disco de 256 mm | Disco de 245 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 222 mm | Disco de 220 mm | Disco de 203 mm |
PNEU DIANTEIRO | 100/90-19 | 90/90-21 | 80/90-21M/C 48S |
PNEU TRASEIRO | 130/80-17 | 120/80-18 | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica de 135 mm | Telescópica de 245 mm | Telescópica de 220 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Braço oscilante, monoamortecida – 145 mm | Pro-link de 225 mm | Monocross com link de 65 mm |
CORES | Laranja e preto | Cinza fosco, cinza metálico e vermelho | Azul, bege e vermelho |
* O Preço Público Sugerido não é, necessariamente, seguido pelas concessionárias.
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Fonte: motoo