Visando potencializar o setor, a Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis promoveu a 1ª edição da EtnoExpo – Etno e Ecoturismo, entre os dias 12 e 14 de abril, para capacitar gestores e agentes do turismo.
O objetivo da ação foi preparar esses agentes para proporcionarem a melhor experiência ao turista. A feira apresentou formas de abordagem, encantamento e segurança dos visitantes, com vistas a respeitar o meio ambiente e os territórios indígenas da região.
Com tanta diversidade a ser mostrada a quem chega à cidade, o evento também abordou formas de contar as histórias da região, vender experiências e fazer com que a viagem se torne inesquecível.
O respeito à natureza, maior riqueza da região, também foi ponto crucial da 1ª EtnoExpo. “Campo Novo do Parecis é a única – ou uma das poucas – com áreas indígenas, que também produz alimentos. Então, acredito que aqui seja o grande palco para ilustrar o que a gente realmente acredita: o equilíbrio, a harmonia e o respeito entre os povos, entre as culturas, e que juntos possamos crescer cada vez mais, criando esse desenvolvimento tanto cultural quanto econômico”, avaliou o
prefeito da cidade, Rafael Machado.Campo Novo do Parecis conta com 33% de seu território ocupado por aldeias indígenas, das quais oito fazem parte da rota turística:
Chapada Azul, Ponte de Pedra, Quatro Cachoeiras, Rio Sacre, Salto Belo, Salto da Mulher, Salto Utiariti e Wazare.Além das aldeias indígenas, os turistas ainda podem se aventurar em esportes radicais, como o rapel no Salto Utiariti, a canoagem e o rafting, no Salto Belo.
O secretário adjunto de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Felipe Wellaton, se encantou com as belezas naturais da cidade. “É impossível viver em Mato Grosso e não conhecer Campo Novo do Parecis. Conhecer o Salto Belo, o Salto Utiariti, passar por trás das cachoeiras… é realmente emocionante”, descreveu.
A EtnoExpo – Etno e Ecoturismo foi realizada pela Prefeitura Municipal, em parceria com o Sebrae-MT, que levou aos participantes a qualificação e treinamento, apresentando estratégias do mercado turístico e identificando as potencialidades e entraves do setor.
A feira também contou com a Rodada de Negócios, cujo objetivo foi proporcionar maior conhecimento do local aos participantes, troca de experiência e abertura de canais de expansão do mercado turístico.
Os participantes ainda visitaram as aldeias Chapada Azul, Rio Sacre, Salto Belo, Salto da Mulher, Salto Utiariti, para se aprofundarem no potencial turístico dos pontose, para finalizar, assistiram à apresentação de ritual da aldeia Wazare.
Fonte: leiagora