A partir desta semana, passa a ser obrigatório para a certificação de qualidade de capacete para condutor e passageiro de motocicleta o teste óptico para a viseira de capacete. O teste obrigatório em viseira de capacete visa à segurança do motociclista.
![Teste-Laboratocc81Rio-1 Mais segurança: teste em viseira de capacete agora é obrigatório](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16034840/teste-laboratocc81rio-1.jpg)
Adequando-se à nova regra, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) instalou novos equipamentos e capacitou sua equipe de ensaios em produtos para cumprir a nova determinação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“O INT continuará oferecendo para os fabricantes e importadores todos os ensaios relacionados ao escopo de capacetes para condutores de motocicletas e similares”, afirma a chefe da Divisão de Gestão da Qualidade do INT, Marcia Carla Oliveira.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
A principal preocupação ao avaliar as propriedades ópticas das viseiras de capacetes é determinar se o material utilizado na fabricação gera distorções de imagens ou confusão de cores para o usuário. “Essas distorções podem dificultar o motociclista de ver com clareza o que está na sua frente, causando acidentes”, explica Leonardo Linhares, técnico do Laboratório de Ensaios em Produtos do INT.
Os novos ensaios avaliam propriedades como a quantidade de luz que a atravessa a viseira – quanto maior o percentual da luminosidade que passa, maior a clareza da imagem vista – e a distinção das cores usadas na sinalização de trânsito.
Também é avaliada a difusão da luz – a propriedade da parte da luz que penetra na viseira poder tanto ser absorvida como se espalhar, deixando a imagem turva. Por fim, são avaliados os poderes refrativos, a qualidade óptica e a resistência a riscos, que são propriedades relacionadas ao desvio da trajetória original da luz, capazes de gerar distorções ópticas para o usuário.
![Viseira-Norisk-Capacetes-1 Mais segurança: teste em viseira de capacete agora é obrigatório](https://media.diadeajudar.com.br/wp-content/uploads/2023/04/16034839/viseira-norisk-capacetes-1.png)
A exigência dos ensaios é justificada em relatos de usuários. “A segurança do ocupante de motocicleta é elevada à medida que a qualidade óptica das viseiras é controlada mediante esses ensaios definidos na norma brasileira”, observa Linhares.
Além do INT, que é o único órgão público acreditado para realizar os ensaios em capacetes de motociclistas, apenas o laboratório BR Brasil Cert Avaliações da Qualidade Ltda. já possui a acreditação para realizar todos os ensaios que passaram a compor os Requisitos de Avaliação da Conformidade (RAC) consolidados pela Portaria Inmetro nº 231/2021.
O terceiro laboratório que atuava na certificação de qualidade de capacetes, o L.A. Falcão Bauer, não solicitou a extensão do seu escopo de acreditação, alegando custo elevado para as recentes adequações, continuando a realizar apenas os ensaios anteriores.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br