O empresário Thiago Brennand foi preso nesta segunda-feira, 17, nos Emirados Árabes Unidos. Ele é acusado de estupro, agressão, ameaças a mulheres, cárcere privado e teve a extradição aceita pelo governo do país árabe no último sábado.
Em outubro do ano passado, Brennand, então foragido da Justiça do estado de São Paulo, já havia sido localizado e preso em Dubai, mas foi liberado poucas horas depois, após pagar fiança.
+ Lula defende extradição de Thiago Brennand ao Brasil: ‘Tem que pagar’
No domingo, durante escala nos Emirados Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já havia confirmado a extradição de Brennand, embora o mandatário brasileiro tenha afirmado que o tema não foi tratado oficialmente com o xeique Mohammed bin Zayed al-Nahyan.
“Eu fiquei sabendo que os Emirados Árabes vão fazer a extradição. Quando ela vai acontecer é uma questão da Justiça. A única coisa que eu sei é que, se no mundo existir um milhão de cidadãos como esse, todos merecem ser punidos. Não é aceitável que um brutamonte desses seja agressor de mulheres. Acho que ele tem que pagar”, disse.
Com a detenção desta segunda-feira, o empresário deve ser buscado pela Polícia Federal, que deve mantê-lo em São Paulo para cumprir prisão preventiva. Ainda não há data marcada para a extradição, segundo o Ministério da Justiça.
Thiago Brennand viajou a Dubai em setembro do ano passado, no mesmo dia em que o Ministério Público de São Paulo apresentou à Justiça uma denúncia contra ele por agressões à empresária Helena Gomes dentro de uma academia.
Após imagens da agressão viralizarem, outras mulheres procuraram o Ministério Público para denunciar outros crimes cometidos por ele. Ao todo, há cinco mandados de prisão preventiva contra Brennand.
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante faça seu login no site para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
O Brasil está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por VEJA e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.
Fonte: Veja