Sophia @princesinhamt
Notícias

Empaer apoia projeto de horta em aldeia indígena para promover alimentação saudável na merenda escolar e na comunidade local.

Na reunião definiram que vão plantar alface, abóbora, mandioca, milho, quiabo, pimentão e outros.
Grupo do Whatsapp Cuiabá
O técnico agrícola da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, Carlos Alberto Quintino, esteve reunido com representantes da Escola Municipal Indígena Santa Vitória, tribo Xavante, na Aldeia Pimentel Barbosa, no município de Ribeirão Cascalheira (900 km ao Leste de Cuiabá), para apresentar o projeto Cibus, do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, que prevê várias ações e visa o acesso à alimentação adequada com a implantação de hortas escolares e comunitárias. Numa área de dois mil metros quadrados será construída uma horta para produção de verduras e legumes.

Com uma população indígena total de 275 pessoas, a escola possui 78 alunos e toda produção será direcionada para a merenda escolar e membros da comunidade. Conforme Quintino, nessa primeira reunião já definiram que vão plantar alface, abóbora, mandioca, milho, quiabo, e outros. Ele explica que antes da formação da horta será realizada a análise do solo com objetivo de detectar problemas nutricionais para a aplicação de corretivos e adubos. “A intenção é começar o plantio no próximo mê, no máximo em 30 dias”, destaca.
A comunidade indígena e os alunos vão receber informações técnicas sobre o plantio, tratos culturais, e assistência técnica num período de 12 meses ininterruptos. Conforme Carlos, durante a safra, a intenção é produzir 400 unidades de alface, 300 quilos de abóbora, 10 quilos de pimentão e etc. “Além de melhorar a questão alimentar da comunidade indígena, a horta vai propiciar meios e conhecimento para o desenvolvimento da produção de alimentos para consumo próprio com a participação dos alunos e no aprendizado de novas práticas”, enfatiza Quintino.
2024 word2

No município de Ribeirão Cascalheira foram contempladas quatro escolas municipais, Professora Maria do Socorro Luz Reis Leite, João Bonifácio Pires (Assentamento Rural Macife), Primorosa, (Assentamento Rural Primorosa) e na comunidade indígena Santa Vitória. O projeto Cibus, está entre as prioridades do Planejamento Estratégico Institucional do Ministério Público. E Idealizado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) de Defesa dos Direitos Humanos, Diversidade e Segurança Alimentar. Entre as medidas previstas, estão a articulação com o Estado para a efetivação da Política de Segurança Alimentar, implantação de hortas nas instituições de ensino da rede pública de educação, como forma de incentivar a produção e o consumo de alimentos de qualidade e entre outras.

O coordenador do projeto Cibus na Empaer, Rogério Monteiro Costa e Silva, fala que a empresa começou a participar do projeto este ano, com a proposta de auxiliar na produção de legumes e verduras. O projeto prevê a implantação de hortas em 35 escolas e em 13 municípios do Estado. Ele ressalta, que o trabalho da assistência técnica é levar tecnologia e conhecimentos necessários para produção de alimentos saudáveis com práticas ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viável. “Essa atividade está sendo realizada em escolas da zona rural e urbana”, esclarece Rogério.

O projeto será executado nos seguintes municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Alto Garças, Apiacás, Barão de Melgaço, Canarana, Colniza, São Félix do Araguaia, Sorriso, Tapurah, Itanhangá, Vila Bela da Santíssima Trindade e Ribeirão.
2024 word2


 

Fonte: @empaer_mt

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.