A monitora Branca de Neve, 21 anos, nasceu em São Francisco (RO), e iniciou na capoeira aos 4 anos através de um projeto na escola, do mestre Amadeu, em Tapurah (MT). Atualmente seu professor é o Mestre Curió, de Campo Verde, líder do grupo Origem da Liberdade. A atleta competiu com 12 mulheres de vários países como França, Bélgica, Marrocos, Alemanha, México e do próprio Brasil.
“Foi uma oportunidade incrível que tive ao conquistar o título de campeã da Copa Nortão, promovida pelo Mestrando Anjo, do grupo Alcateia”, destaca Branca, que agora é campeã internacional de capoeira.
Mestrando Anjo, 37 anos, conta que em 1994 assistiu ao filme “Esporte sangrento” e se apaixonou pela capoeira. “No início de 1995 iniciei na capoeira em Nortelândia e nunca mais parei. A capoeira pra mim é minha filosofia de vida, é onde constitui minha família, fiz dela minha profissão, conheci várias cidades do Mato Grosso e do Brasil e mais de 13 países do mundo”, conta Anjo, que já havia participado do Campeonato Internacional de Capoeira em 2017, quando conquistou a 1ª colocação.
Graduado Maré Cheia, 23 anos, natural de Coelho Neto (MA), mora em Primavera do Leste (MT), e começou na capoeira com 12 anos no projeto da escola onde estudava. Seu primeiro Professor foi o contramestre Sansão, de Campo Novo do Parecis. Posteriormente, foi morar em Tangará da Serra, onde passou a treinar com o Mestre Paraná, do grupo Capuerê, que é seu supervisor geral.
“Para mim já foi o suficiente estar entre os três melhores da categoria graduado. Só de ter ido à França me sinto um campeão por tudo que tive que passar para chegar lá. O importante para mim era estar lá ao lado dos mestres e buscar conhecimento”, observa Maré.
Copa Nortão
A Copa Nortão 2023 de capoeira será realizada nos dias 22 e 23 de julho em Lucas do Rio Verde e a premiação será uma passagem de ida e volta para Paris em 2024. Informações com o mestrando Anjo.
Fonte: leiagora