Motoristas que usam o aplicativo de navegação Waze agora podem contar com recursos próprios para carros elétricos. Como rotas específicas e pontos de recarga; confira os detalhes.
Carros elétricos agora têm recursos próprios no Waze
Grande parte dos motoristas usam aplicativos de navegação como auxiliar na condução. Eles são responsáveis por indicar a rota, localização de radares, postos de combustíveis mais próximos e muito mais.
As funções podem ficar ainda mais específicas caso o condutor personalize algumas configurações, como é o caso da indicação do final da placa para fugir de zonas de rodízio, por exemplo.
VEJA TAMBÉM
Agora, os donos de carros elétricos também poderão contar com recursos próprios. Dessa forma, os motoristas podem configurar o aplicativo para exibir pontos de recarga para os modelos, bem como rotas específicas para esse tipo de veículo.
De acordo com o Waze, o aplicativo foi capaz de mapear mais de mil pontos de recarga em todo o território nacional. Todas as unidades agora estão disponíveis dentro do aplicativo, para auxiliar o condutor de um veículo elétrico.
O fato é que os carros elétricos já fazem parte da realidade e estão cada vez mais presentes na frota nacional.
“A verdade é que esse público tem crescido e como somos um aplicativo construído pela comunidade e para a comunidade, aceleramos o nosso processo de inclusão dessa nova funcionalidade no aplicativo.” Destacou a country manager do Waze brasil, Heloíza Pinho.
Como configurar o aplicativo para carro elétrico
Para ativar as novas funcionalidades voltadas para o condutor de carro elétrico siga o seguinte processo:
1 – abra o aplicativo;
2 – clique em “Meu Waze” no canto inferior esquerdo;
3 – selecione o ícone de configurações no canto superior esquerdo;
4 – Em preferências de direção clique em “detalhes do veículo”;
5 – Selecione a opção “Tipo de veículo”;
6 – Configura para a opção “carro elétrico”.
É válido destacar que o aplicativo está disponível tanto para iOS quanto para Android.
Os carros elétricos na frota nacional
De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, em julho de 2022, a frota brasileira de eletrificados leves atingiu a marca histórica de 100 mil veículos em circulação, sendo que somente este ano o mercado nacional deverá registrar quase a metade desse total.
O crescimento dos eletrificados no Brasil, portanto, segue uma curva ascendente sólida e irreversível, em contraste com a estagnação ou retração do conjunto das vendas domésticas nos últimos três anos.
A entidade também ressalta que o Brasil já conta com uma cadeia produtiva robusta e consolidada, para veículos pesados, incluindo a fabricação do powertrain elétrico, chassis, componentes e subsistemas isolados, além da montagem da carroceria e integração elétrica dos subsistemas e, recentemente, produção de baterias de tração.
Há também soluções para infraestrutura, com eletropostos residenciais de recarga lenta e os de rodovia com recarga ultrarrápida, além de sistemas de armazenamento de energia.
Apesar de o volume dobrar de tamanho a cada dois anos, o Brasil está muito distante de seu potencial, correndo o risco de ver a sua indústria se isolar tecnologicamente das grandes tendências globais e perder mercados e competitividade internacional.
Clique aqui e aperte o botão ”
Seguir” para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui