Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (13) pela Força Aérea Brasileira (FAB), em celebração pelos 40 anos do Campo de Provas Brigadeiro Velloso, a “Base Aérea do Cachimbo”, na divisa do estado de Mato Grosso com o Pará, o prefeito da cidade de Sorriso (397 Km de Cuiabá), Ari Lafin (MDB), voltou a defender a instalação de uma base aérea no município, anexa ao Aeroporto Regional de Sorriso.
Em conversa com o tenente-coronel aviador Rodrigo Gonçalves Stief, o gestor demonstrou interesse na presença da Base em sua cidade, destacando que o município conta com aeroporto regional todo estruturado, situado a 10 km do centro da cidade.
O local é gerenciado pela Infraero e conta com uma unidade do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Base Aérea de Combate a Incêndios Florestais e do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios em Aeródromos. Além disso, o local facilitaria ações de combate à criminalidade com o uso aviões-caça da Força Aéreem Mato Grosso, uma vez que Sorriso está localizada na região central do estado.
“Somos admiradores do trabalho da Aeronáutica para nosso país. E novamente, estamos reiterando a proposta de parceria, para que este trabalho de excelência realizado aqui na divisa entre o Mato Grosso e Pará possa também ser feito bem no centro de Mato Grosso, ponto estratégico para todo o país”, manifestou Ari.
A articulação de Lafin teve início em abril do ano passado, quando o administrador requereu, pela primeira vez, à Força Aérea Brasileira, a base militar para o comandante do 6º Comando Aéreo Regional, major-brigadeiro do ar Mário Sérgio Rodrigues Costa.
Em junho de 2022, Ari Lafin também esteve no Ministério da Defesa, em Brasília, onde se reuniu com com o coronel Souza e defendeu a viabilidade da base aérea em Sorriso. A FAB ainda não se manifestou oficialmente sobre a solicitação.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!
Fonte: unicanews