Servidor de carreira da saúde estadual e conhecido por ter bom trato político, Juliano foi escolhido pelo governador Mauro Mendes após análise do momento de atenção especial à saúde, com a intervenção estadual na saúde de Cuiabá, que deve exigir capacidade de diálogo e profundo conhecimento técnico .
Secretário adjunto de Atenção e Vigilância em Saúde desde 2019, Juliano já havia sido cotado para assumir o cargo em 2022, quando Gilberto se afastou da SES para disputar eleição para deputado estadual.
Conhecido nos bastidores por ter bom trato político, Juliano deve promover mudanças em alguns setores da Secretaria de Estado de Saúde já nas próximas semanas, além aproximar a pasta da Assembleia Legislativa, tendo o próprio Gilberto Figueiredo, que estará na Casa de Leis, como ponte. Isso, porque uma das maiores reclamações dos deputados estaduais em relação à SES é a dificuldade de diálogo.
Além disso, será Juliano que estará no comando da Secretaria de Saúde até o fim da intervenção estadual na saúde de Cuiabá. Com isso, ele deverá tomar decisões estratégicas, como a estadualização, ou não, de todos os serviços de média e alta complexidade realizados na Capital.
A nomeação de Juliano e exoneração de Gilberto foram publicadas em edição extra do Diário Oficial, que circula nesta sexta-feira. Ele é nutricionista, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e atua como servidor da SES há 19 anos. Juliano tem especialização em Gestão de Saúde e experiência em gestão de informações, com ênfase nos sistemas DataSUS e BI, e já foi responsável pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES, pela Superintendência de Vigilância em Saúde da SES e diretor da Vigilância do município de Várzea Grande.
Além disso, coordenou as ações de Vigilância da Copa do Mundo de 2014 em Mato Grosso, também esteve à frente das ações de combate à pandemia pela Covid-19 no Estado e auxiliou a estruturação de programas como o Imuniza Mais MT e o Mais MT Cirurgias.
Com a troca do titular da SES, o servidor Oberdan Ferreira Coutinho assumirá a Secretaria Adjunta de Atenção e Vigilância em Saúde.
Fonte: leiagora