Trata-se do extintor de incêndio, um item não obrigatório desde 2015, entretanto seu uso pode ser uma medida preventiva para reduzir os danos. Entenda porque é importante investir alguns reais em um deles e evitar dores de cabeça.
Porque o extintor de incêndio é um item não obrigatório necessário.
Nos Estados Unidos, ocorrem 1.529 incêndios a cada 100 mil carros com motor a combustão, totalizando 199.533 incidentes todos os anos, segundo o site americano AutoInsuranceEZ
No Brasil, não há registros nacionais, mas os órgãos estaduais, como Bombeiro ou Polícia Civil mantém os dados dos carros incendiados. Em Minas Gerais, por exemplo, é um dos estados com maior incidência, com média de 165 carros incendiados por mês em 2022.
‘;
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdUnit’, params: {
type: ‘banner’,
gam: ‘/22277837561/garagem360.com.br/Content_Generico_Desktop_Mobile’,
sizes: [[250, 250], [300, 250], [336, 280]],
divID: ‘teads_place’,
mapping: ‘content_fluid’,
reloadable: true,
bidders : {
smart: 95896,
verizon: ‘auto’,
appnexus: 21114108,
medianet: ‘444631575’,
projectagora: 25231862,
useNative: true,
rubicon: ‘2387102’,
seedtag: {adUnitId: ‘27126862’, placement: ‘inArticle’},
taboola: ‘ROS-300×250’
}
}});
gmAdCmds.push({command: ‘gmAdReload’, params: ‘teads_place’});
}
É um número bem expressivo, principalmente se avaliar que muitos casos poderiam ser evitados se os condutores levassem consigo um extintor de incêndio.
O extintor de incêndio vai ser extremamente útil nos seguintes casos que podem gerar chamar:
- Falha em algum componente do sistema elétrico, como fios desencapados, erros nos chicotes e na caixa de fusíveis que geram algum curto-circuito ou um superaquecimento;
- Problemas com combustível adulterado, vazamentos e problemas na mangueira de alimentação;
- Problemas no motor que causam algum tipo de superaquecimento ou rachaduras no bloco do motor, fazendo com que o óleo e outros fluidos escapem para áreas quentes;
- Instalação de acessórios, equipamentos eletrônicos ou equipamentos de sonorização mal feitas. Além disso, equipamentos paralelos podem não apresentar componentes seguros;
- Determinados itens, como óculos ou garrafas que servem como catalisador da temperatura, gerando chamas no interior do veículo.
- Baixo nível de água no radiador;
- Colisões.
Como escolher o extintor
É importante ressaltar que é preciso escolher um extintor adequado às classes de incêndio. No caso dos carros, o indicado é o extintor que contempla as principais classes, o ABC, cujo agente é o pó químico seco.
Além disso, é importante que o extintor esteja em local de fácil acesso e em boas condições de uso, seguindo as instruções de manutenção do fabricante.
Outro ponto para evitar possíveis incêndios no veículo é manter as manutenções em dias, assim quaisquer componentes podem ser trocados antes que o desgaste cause dores de cabeça maiores.
O seguro cobre incêndio no carro?
Sim, na maioria dos casos de incêndio (criminoso, desde que não haja guerra ou rebelião, pane elétrica ou acidentes). No entanto é necessário avaliar sua apólice de seguro, mas em todo caso, leve consigo o extintor.
O que você achou? Siga @diadeajuda no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Fonte: garagem360.com.br