O repasse, que é oriundo de recurso estadual, foi autorizado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT). De acordo com o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, o objetivo do recurso é auxiliar o município na reestruturação de serviços fundamentais.
“As Secretarias Municipais de Saúde sempre encontraram na SES um parceiro e com Cuiabá nunca foi diferente. A principal diferença é que, neste momento, uma gestão responsável está à frente da Saúde de Cuiabá e busca entregar o que de fato importa para o cidadão: serviços. Não há recurso que sustente uma má gestão”, disse.
O secretário ainda enfatizou que a SES está adimplente há 50 meses com as gestões municipais. Além do recurso extraordinário de R$ 15,5 milhões, a Secretaria de Estado repassou R$ 607 milhões só para o município de Cuiabá nos últimos quatro anos.
Para a interventora da Saúde na capital, Danielle Carmona, o auxílio financeiro é muito importante para que o gabinete de intervenção reestruture os serviços da atenção primária, secundária e terciária em Cuiabá.
“Esse é o recurso que vai nos ajudar a manter os serviços de imagem e laboratoriais nas unidades de saúde, a ampliar a oferta de medicamentos e insumos necessários, além de também possibilitar a disponibilização de mais profissionais médicos na rede municipal. O nosso objetivo é transformar esse recurso em melhorias para o atendimento da população”, avaliou a gestora.
Fonte: mt.gov.br