Sophia @princesinhamt
Agronegócio

Esmagamento de soja tem queda de 4,19% no 1º trimestre em Mato Grosso

2025 word1
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O esmagamento de soja em Mato Grosso recuou 4,19% no primeiro trimestre deste ano no comparativo com o período em 2022. O cenário é resultado do atraso da colheita da safra 2022/23, que se estendeu até os primeiros dias do mês de abril.

soja marcelândia mato grosso foto pedro silvestre canal rural mato grossosoja marcelândia mato grosso foto pedro silvestre canal rural mato grosso

Foto: Pedro Silvestre/Dia de Ajudar Mato Grosso

Levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pontua que em relação a variação mensal, o mês de março apresentou alta de 11,77% no esmagamento da soja ante fevereiro. Entretanto, ao se comparar com o mês o ano passado apresentou queda de 5,78%.

Ao todo, em março deste ano 977,38 mil toneladas de soja foram esmagadas no mercado interno mato-grossense.

Março registra queda nos preços

Conforme o Imea, outro fator que impactou no volume de esmagamento foi a constante queda nos preços da soja e dos subprodutos, que reduziu em 7,62% a margem de esmagamento das indústrias, e estabeleceu a média de R$ 652,68 a tonelada no estado.

“Por fim, para os próximos meses é esperado que o ritmo do processamento da soja aumente em Mato Grosso, devido à quebra de safra na Argentina, visto que o país é o maior exportador de farelo e óleo de soja mundial, o que abre mercado para esses produtos mato-grossenses”.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Dia de Ajudar Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Fonte: canalrural

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.