Enquanto grandes rupturas e papéis que fazem história geralmente ocorrem poucas vezes e nunca chegam às centenas de milhares de aspirantes a atores ou atrizes, também encontramos vários exemplos de artistas que alcançaram fama quando eram muito jovens e nem sabiam o que queriam da vida. Esse é o caso de Danny Lloyd, lembrado por estrelar o filme de terror mais aplaudido de todos os tempos: O Iluminado.
O ano era 1980 e Lloyd tinha apenas oito anos quando se tornou Danny Torrance, o protagonista infantil de O Iluminado. Dirigido pelo aclamado cineasta Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, o aterrorizante filme que se tornaria um clássico do cinema foi baseado em um dos romances mais famosos de Stephen King.
A história se passa em um hotel isolado em que Jack Torrence aceita um cargo como segurança. Ele leva sua esposa, Wendy, e o filho Danny. Chegando lá, o homem começa a agir de forma estranha e sombria, como se estivesse dominado por forças malignas.
Enquanto o filme aterrorizou os espectadores em todo o mundo e até hoje alguns de seus elementos continuam a influenciar outros títulos do gênero, o jovem Danny Lloyd não tinha ideia do que estava fazendo. Seu pai o levou para o elenco, ele passou por seis testes complexos e conseguiu o papel por causa de sua capacidade de foco e inteligência.
Porém, ninguém lhe disse que O Iluminado era um filme de terror e Kubrick decidiu não contar a verdadeira trama. Em vez disso, o diretor disse a Lloyd que o que eles estavam filmando era um drama sobre uma família que morava naquele hotel — o que não é 100% mentira.
O cineasta e a equipe cuidaram muito de Lloyd e o mantiveram longe de qualquer coisa que pudesse deixá-lo com medo. Na cena em que Wendy corre gritando pelo hotel com Danny nos braços, o que Duvall estava carregando era, na verdade, uma boneca em tamanho real, e o ator se lembra de ter sido convidado a deixar o set às vezes.
Após O Iluminado, Danny Lloyd conseguiu um papel no filme de televisão da NBC, The Price of Watergate, lançado em 1982, e esse seria seu último papel. O ator queria sair de Hollywood porque a rotina o entediava e ele disse isso a seus pais, que o apoiaram em sua decisão. Três décadas após sua aparição no filme de Kubrick, Lloyd se chama Dan, em vez de Danny e é professor de biologia em uma escola pública em Kentucky.
De suas poucas entrevistas, sabe-se que ele trabalhou em uma fazenda para pagar seus estudos universitários e tem quatro filhos, mas vive sua vida longe dos olhos do público. “Eu realmente não fiz muito mais depois do filme. Então, você tem que ficar quieto e viver uma vida normal”, disse ele à publicação britânica.
Enquanto isso, por muitos anos após o filme, Stanley Kubrick continuou a enviar cartões de Natal para sua família e manteve o interesse em seu progresso. Apesar de sua vida cotidiana habitual, Lloyd recentemente adicionou um novo crédito à sua carreira artística quando, em 2019, concordou em fazer uma aparição na sequência de O Iluminado, Doutor Sono.