
Foto: Diego Baravelli/Minfra
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse na terça-feira (6), que o Ocidente não está honrando sua promessa de ajudar as exportações russas de alimentos e fertilizantes a chegarem aos mercados globais, levantando possíveis questões sobre o compromisso da Rússia com um acordo histórico de grãos firmado com a Ucrânia.
Lavrov disse que o Ocidente não relaxou as sanções para tornar mais fácil para a Rússia enviar seus produtos agrícolas para o exterior. Moscou viu o compromisso como parte fundamental de um acordo de julho intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia para encerrar um bloqueio às exportações de grãos da Ucrânia de seus portos do sul e aliviar uma iminente crise alimentar global.
“Não estão tomando decisões para remover as sanções logísticas que impedem o livre acesso de grãos e fertilizantes” — Sergei Lavrov
“Nossos colegas ocidentais não estão fazendo o que nos foi prometido pelo secretário-geral da ONU [o português António Guterres]”, afirmou Lavrov durante entrevista coletiva em Moscou. “Eles não estão tomando decisões para remover as sanções logísticas que impedem o livre acesso de grãos e fertilizantes russos aos mercados mundiais.”
Rússia reclama de sanções

Foto: Reprodução
Moscou alega que as sanções ocidentais dificultam o transporte e o seguro de suas cargas, apesar de não visarem diretamente suas exportações de alimentos e fertilizantes.
Lavrov disse que estava em contato com a ONU e estava pressionando o órgão mundial para garantir que os países ocidentais mantivessem sua parte no acordo de grãos.
O acordo continua sendo o único avanço diplomático significativo na guerra de seis meses lançada pela Rússia contra a Ucrânia.