Publicado em:
10/04/2023 às 16:23:00
fonte: Assessoria da Prefeitura
O prefeito de Chapada do Guimarães, Osmar Froner, se reuniu no último dia 3, com o secretário estadual de Segurança Pública, Cel. César Rover para discutir sobre a adesão do município ao Programa Vigia Mais MT.
O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado e o município, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para a ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Segundo Osmar, o Vigia Mais MT irá trazer mais segurança a toda população de Chapada dos Guimarães e aos seus visitantes. O prefeito determinou o início de estudos para verificar quais os pontos mais estratégicos para serem instaladas as câmeras, considerando a infraestrutura necessária e a melhor técnica apresentada pela inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Com a parceria, o Governo de Mato Grosso subsidiará a compra das câmeras (câmeras OCR, Speed Dome e fixas) e o município irá custear a instalação, e a manutenção da rede elétrica e de internet.
Durante a reunião, o prefeito agradeceu o governador Mauro Mendes pela iniciativa e parceria com os municípios.
Junto ao prefeito, também participaram da reunião o presidente da Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães, vereador Mariano Fidelis, o chefe de gabinete Edmilson Bozó, os secretários municipais Gilberto Melo (Governo) e Aislan Galvão (Planejamento), além do Ten. PM Allan Augusto, representando a 1º Companhia Independente da Polícia Militar de Chapada dos Guimarães.
Vigia Mais MT
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.