Em janeiro, fevereiro e março de 2022 foram registrados 23 homicídios. Já no mesmo período deste ano, os registros deste crime caíram para quatro, sendo que apenas dois têm ligação com grupos criminosos. Para o comandante do 6º Comando regional, tenente-coronel PM Óttoni César Castro Soares, esse resultado se deve ao conjunto de medidas e estratégias realizadas para combater os homicídios e outros crimes no município.
“Decidimos estar próximos e focados no cidadão de bem. Nessa perspectiva, estabelecemos parceria com a população, com o objetivo de trabalharmos juntos para identificar, priorizar e resolver os problemas relacionados com a segurança pública, tais como crimes e drogas, e assim, visamos melhorar a qualidade de vida nas comunidades”, destacou.
Os dados do 6º Batalhão de PM também mostram que as ações preventivas realizadas em Cáceres durante a mobilização de facções criminosas, atividades que antecedem crimes como homicídios ou invasões de terras, tiveram resultado positivo. Os registros de roubos, por exemplo, apresentaram uma queda de 64%, passando de 314 ocorrências em 2021 para 141 ocorrências em 2022. Já o número de apreensões de armas de fogo teve um aumento de 146%. De 43 armas retiradas das mãos de criminosos em 2021, o total passou para 108 apreensões em 2022.
No combate ao tráfico doméstico de entorpecentes, os registros também mostram o avanço da atuação da PM no município, com um aumento de 311% nas apreensões de drogas. Em 2021, foram apreendidos 58,5 kg. Em 2022 esse total subiu para 240,5 kg. “O combate ao tráfico doméstico de entorpecentes tem sido intenso. Além das apreensões, dezenas de bocas de fumo foram fechadas”, pontuou o comandante do 6º Batalhão PM “Correa”, tenente-coronel PM, Luiz Marcelo da Silva.
O tenente-coronel PM Luiz Marcelo ainda frisou a importância de instituições de segurança pública de Cáceres, como a Polícia Civil, Gefron, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Exército Brasileiro, Polícia rodoviária Federal, entre outros, no combate à criminalidade em Cáceres. “Nossa gratidão a essas instituições, assim como à população cacerense, que vem contribuindo com os órgãos de segurança neste enfrentamento.
Fonte: mt.gov.br