Sophia @princesinhamt
Mundo

Dalai Lama pede desculpas após fazer comentário polêmico envolvendo criança

2024 word3
Grupo do Whatsapp Cuiabá

O dalai-lama, líder espiritual do Tibete, desculpou-se publicamente nesta segunda-feira, 10, depois de um ídeo que o mostra perguntando a uma criança se ela queria “chupar sua língua” viralizou. A mensagem de desculpas foi endereçada à criança e sua família “pela dor que suas possam ter causado”.

“Sua Santidade costuma provocar as pessoas que conhece de maneira inocente e brincalhona, mesmo em público e diante das câmeras. Ele lamenta o incidente”, disse seu gabinete em um comunicado.

Além da pergunta, o vídeo também mostra o dalai-lama beijando a criança na boca. A filmagem gerou nas redes sociais e muitos usuários julgaram a atitude do líder espiritual como inapropriada e perturbadora.

No vídeo, o menino é visto perguntando se pode abraçar o dalai-lama. O líder aponta para sua bochecha, dizendo “primeiro aqui” e o menino beija sua bochecha e lhe dá um abraço. Em seguida, enquanto segurava a mão do menino, o dalai-lama acena para seus lábios e diz “acho que aqui também” e beija o menino na boca.

Ele também encosta sua testa na da criança antes de colocar a língua para fora, dizendo “e chupe a minha língua”. Enquanto algumas pessoas riem, o menino mostra a língua antes de se afastar. No Tibete, colocar a língua para fora é uma forma de saudação.

+ Investigação indica omissão do dalai-lama em casos de assédio e corrupção

Por fim, o líder espiritual ainda fala com o menino por mais algum tempo, dizendo para prestar atenção nos “seres humanos bons que criam paz e felicidade”.

O incidente ocorreu no templo do dalai-lama em Dharamshala, no norte da Índia, no dia 28 de fevereiro. Ele interagiu com cerca de 120 alunos que concluíram um programa de de habilidades organizado pela Fundação M3M, o braço filantrópico da empresa imobiliária M3M Group.

Essa não foi a primeira polêmica envolvendo do líder espiritual tibetano. Em 2019, seu gabinete se desculpou depois que o líder disse à BBC em uma entrevista que qualquer futura mulher dalai-lama deveria ser “atraente”.

Após uma revolta contra o domínio da China no Tibete, em 1959, o dalai-lama passou a viver exilado na Índia.

Fonte:

Sobre o autor

Avatar de Redação

Redação

Estamos empenhados em estabelecer uma comunidade ativa e solidária que possa impulsionar mudanças positivas na sociedade.